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Mostrando postagens de agosto 10, 2019

A coprolalia do presidente

Decidi seguir à risca os ensinamentos do presidente e fazer cocô apenas dia sim, dia não. Deixei de lado cautelas excessivas com a saúde, pormenores orgânicos, e passei a me preocupar unicamente com o futuro do País, que está atrelado aos movimentos peristálticos do meu estômago e eu não sabia. Ignorava que, a cada ida ao banheiro, era uma pauta do governo que eu arriscava. A cada desarranjo intestinal depois de um prato mais apimentado ou excesso de sobremesa, era a reforma da Previdência que eu, ingenuamente, punha em ameaça. Agora, se me demoro no vaso, receio que esteja causando direta ou indiretamente a morte de espécimes raras ou mesmo a queda de um ministro.  Agradeço ao presidente pelo alerta.  Cioso de que um apertar de descarga no nordeste pode detonar hectares da Amazônia ou derrubar a bolsa no sudeste, tenho evitado o mais que posso o sanitário, impondo-me um ascetismo fecal inspirado no chefe da nação, desde já exemplo a ser seguido.  Seguro como posso a necessidad

Farmacity

O ano é 2059, e de tanto pelejar com as farmácias sem poder de fato enfrentá-las, a cidade decide abraçar sua vocação de drugstore, deixando de lado turismo e a fé para se dedicar aos fármacos em tempo integral, numa recolocação jamais vista entre as capitais brasileiras. Nesse futuro alternativo, ruas têm nomes de remédios e vias homenageiam os pioneiros da Grande Ocupação, que é como se referem os empresários mais experientes aos anos de 2010 a 2020, durante os quais as redes de drogarias alargaram seu domínio, engolindo vendas de açaís e tapiocarias e promovendo uma corrida ao ouro. Nessa época, os artistas da bula comparavam-se frequentemente aos caubóis que desbravaram o oeste americano, enfrentando as intempéries a cada nova filial aberta numa esquina onde antes funcionava um café ou uma padaria ou frutificava um terreno com árvores e só. Num regime comparado ao “plantation”, ou seja, planificado e inteiramente voltado para a exportação de uma cultura, a do remédio,

Escrita não criativa

Criei (que contrassenso) um curso de escrita não-criativa para alunos de primeira viagem ou já experientes que desejem, assim como eu, expressar-se da maneira menos criativa possível, apelando a frases feitas e imagens já gastas, tais como o “céu parecia de chumbo” e a “chuva caía generosa sobre a calha”. Dividido em módulos, o curso será realizado em parceria com o Sesc-Senac, com aulas práticas ministradas em filiais de farmácias da cidade, além de outros pontos da capital cearense que remetam a essa ideia de falta de criatividade. Por exemplo, a avenida Senador Fernandes Távora é um lócus privilegiado nesse aspecto. Cada fachada de loja, cada pequeno toldo de ótica ou armarinho, cada esquina de lanchonete é uma homenagem à total e irreversível incapacidade de fazer qualquer coisa minimamente criativa, extraindo disso sua fortaleza. É o copiar + colar aplicado em grande escala, uma estética difundida sem precedentes e posta a serviço de uma cadeia de pequenos negócios gastro

Aquela "valterhugomania" de 2017

De sábado pra cá, Fortaleza viveu dias de Valterhugomania. Não via alguém fazer tanto sucesso na Cidade desde Carlos Rilmar, o príncipe do forró. Aos 45 anos, o autor português Valter Hugo Lemos, Mãe por adoção, posou pacientemente para dezenas de selfies, nas quais aparecia ora sorrindo, ora sério.  Também visitou uma comunidade indígena, onde representou o homem português num encontro de culturas havia muito esquecido. Respondeu mensagens dos fãs nas redes sociais, que depois respondiam suas respostas, numa cadeia de interações cujo fio da meada acabei perdendo.  E, não bastasse a agenda apertada, que incluiu uma ida ao Mercado Central (me pergunto se foi ao Leão do Sul), o escritor ainda encontrou tempo para tomar um café com integrantes de um clube de leitura que haviam feito das tripas coração para tê-lo por uma horinha. E conseguiram. Estavam tão felizes nas fotos quanto Moroni quando assumiu a Prefeitura interinamente.  Convidado da Bienal do Livro, Mãe fez chorar m

A árvore antiga

Um dia, então, como lhe falasse que não tinha raiz, que era como uma árvore que haviam plantado avulsa, contou a história da própria avó. Aos 13 anos, casara-se com o pai de sua mãe, um homem já velho que a arrebatou a cavalo como se fazia antigamente à revelia da família. Levou-a, e quando surgiram novamente estavam casados e ela, prenha do primeiro de dez filhos que teriam. Os galhos rapidamente se espalhando, ela me disse, cada filho teria outros quatro e estes mais dois, dando origem a uma família numerosa que se reunia todo ano em muitas ocasiões, aniversários, Natal, Páscoa, despedidas. E nesses encontros havia sempre um tio ou primo que insistia para que a avó dissesse como tinha conhecido o avô, mas Iraci se opunha, primeiro com gestos como se afastasse uma mosca impertinente, depois com mais energia. Não era tempo de rememorar velharias, remexer nessas lembranças soterradas, falava baixo de repente, como se já fizesse apenas para si. Então eu conto, ameaçava uma das ir