VALSA COM O DIABO ANIMAÇÃO VALSA COM BASHIR , DO ISRAELENSE ARI FOLMAN, TEM EFEITO DUPLO NO PÚBLICO: SEDUZ COMO ANIMAÇÃO E DESTRÓI COMO OBRA DE ARTE HENRIQUE ARAÚJO>>>ESPECIAL PARA O POVO O leitor assistiu a Persépolis , animação baseada na graphic novel da iraniana Marjane Satrapi? Se sim, sabe do que esse filme é capaz. Agora, novidade: Valsa com Bashir vai além. A história da jovem Satrapi é levemente trágica, mas carregada de um sentimento de comicidade. Valsa é tenso, duro, psicodélico. Persépolis expõe uma realidade irrespirável. Valsa é incisivo, mal-educado. Passar por ele é um choque. A história é simples: um diretor de cinema israelense quer reconstruir a própria memória da guerra do Líbano (1982). Quer juntar cacos, remendar feridas, costurar episódios soltos. Decide regredir no tempo depois de uma conversa com um amigo. Ari Folman, o diretor, está num bar, e o companheiro lhe conta: vem sonhando seguidamente com 26 cães. Eles percorrem as ruas da cidade, derruba
HENRIQUE ARAÚJO (https://tinyletter.com/Oskarsays)