Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio 22, 2012

Unha pintada

Amanhã, disse, estarei aqui novamente, amanhã faremos uma jura secreta, como a dos amantes?, como a dos amantes, e não será em vão que terei esperado até agora por algo que todos supunham povoar unicamente os dramas de menina, frisavam bastante o “dramas de menina”, essa parte me deixava enjoada, tinha medo, tinha vontade, tinha desejo, sim, desejo, tudo ao mesmo tempo, dramas de menina?, até podia ser. Amanhã, respondi, vestirei amarelo e se tudo for mesmo conforme o combinado, virei pela manhã, pouco depois das nove, unhas pintadas de azul, sandália de bolinhas, lenço e luvas, que está frio, talvez um acessório carmesim, não sei exatamente qual, ainda é dúvida. Ainda é dúvida, repetiu.

Nada de sorrir

Na dúvida, fui checar o baralho. Olhei o meu próprio, que fica sempre ao lado dos livros, ao alcance da mão, e alguns outros tipos na internet. Curioso. Em nenhum deles o valete está sorrindo. Na minha cabeça a carta sempre manteve um riso zombeteiro.

Literatura buliçosa

Acima, o chileno Alejandro Zambra, autor de Bonsai . Zambra estará numa das mesas da 10ª edição da Flip . Dois livros buliçosos de tão bons. Comprem. Ambos são baratinhos. Um é Bonsai . Outro é Sonhos de trem . E leiam depois, claro. Se puderem, acrescentem Festa no covil à cesta de compras.

Nuvem

Três semanas sem fumar. Pensava que estava curado. Deu vontade. Voltei. Estou curado. Passei o mesmo período sem escrever. Não há propriamente relação entre a falta de cigarros e o silêncio. Não nesse nível mais elementar. Conheço alguém que associa o cigarro à criatividade. Na verdade, sente-se bastante genial quando recende a fumo. Um parêntese. Meu avô era jogador de baralho. Não tinha estudos. Era namorador, briguento, bebia muito na rua. Um tipo valente, diziam. O mais valente do bairro. Quando dava vontade, pescava numa lagoazinha perto de casa, mas gostava mesmo era de apostar nas cartas. Não conheci meu avô. Nem em fotografias. Ele morreu numa briga. Mesmo baleado, conseguiu esfaquear o agressor, um sargento da polícia. Sempre gostei de baralho. Tinha medo e fascínio, na verdade. Medo das cartas. Fascínio pelos naipes, desenhos, sorrisos do valete, da dama etc. Temia principalmente uma velha que punha cartas na mesinha de centro da casa de um amigo. Era uma velha