Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho 27, 2012

Manual de convivência com as grandes obras da capital

Equipe responsável pela elaboração, redação e divulgação do manual em flagrante momento de descontração. Um anúncio: Estamos trabalhando agora mesmo na confecção de um utilíssimo manual. Nosso volume será destinado ao povo do Ceará, notadamente ao da capital do Estado. Trata-se de obra diversa e prodigiosa também, de fôlego irrestrito, aberta à diversidade, de insuperável verve e conteúdo transversal. O produto consiste em um manual prático de convivência com as obras de grande porte na cidade. Metrô, Castelão, PV, Hospital da Mulher, túneis, viadutos etc. Cada um desses equipamentos impõe uma urgente reengenharia sociocultural. Os usos e costumes serão, portanto, passados a limpo, frente e verso, proa e popa, cabeça e través. Algumas das palavras-chave que constituem o alicerce do nosso trabalho: labor, labor, labor. Oxalá os resultados propostos possam ser rapidamente alcançados. Aguardem notícias. Até lá.

Cuidado, Space Dog

Acima, cachorro levado por um casal de italianos de Nápoles ao Centro de Controle de Zoonoses do bairro Autran Nunes. Bobbio, conforme aponta o bilhete, escrito a lápis e deixado ao lado do simpático animal, é um cão cuja natureza pacata e doméstica contrasta com a mirabolante história de sua origem, a saber: a história de um cãozinho enviado para a Terra de algum ponto distante do espaço sideral. Embora rica em detalhes, ninguém no posto de atendimento deu muita atenção à fantasiosa narrativa familiar. No CCZ, Bobbio passou a ser chamado de Pisca-pisca. Amante das palavras fáceis, servo da clareza e devoto da limpidez gramatical, Space Dog julga não compreender totalmente as drásticas alterações pelas quais a cidade onde mora vem passando desde que esboçou o propósito de registrar em caderno pautado qualquer atordoante sensação de: “Isso está realmente acontecendo comigo?”. De fato, estava. Todas as vezes que se interrogou, todas as vezes (não foram poucas) que interrompeu a análi

A corda arrebenta

Seis sonetos soturnos V As coisas sempre podem piorar. Não há limite para o abismo estreito que se abre justamente no lugar onde a relação entre causa e efeito parece indicar que a crosta é mais dura e é mais remoto o risco da ruptura. E no entanto, aberta a fenda, uma vez desmascarada a aparência enganosa de integridade e estrita solidez, a mente busca uma saída honrosa e com algo assim por fim se contenta: Agora sei onde a corda arrebenta. Refeita, pois, do golpe, e sem temer mais nada, expõe um novo flanco à próxima porrada. Paulo Henriques Britto.