Pular para o conteúdo principal

Passagem

 

Era isso, eu queria ir em frente, mas não sabia de nada. Eu queria outra vida, mas não sabia qual. Eu queria estudar, mas não havia escolhido o quê. Eu queria livros, mas não tinha dinheiro. Eu queria viajar e morar numa comunidade alternativa em Minas Gerais e fazer o caminho de Santiago de Compostela com minha primeira namorada, mas tive de me contentar com um emprego de entregador de pizza das 16h às 22h em troca de um salário cuja metade eu gastava com romances e a outra metade eu não sei exatamente o que fazia, mas juro que não era tanto assim a ponto de eu poder fazer uma farra.

No barco eu me sentia como se de volta à sala, de volta a antes de fazer essas escolhas, uma pequena transgressão do tempo. Mas agora era diferente porque eu não tinha ninguém que me interrompesse. Podia ficar ali o tempo que fosse, sair e voltar, andar pela popa e a proa devastadas pela maresia e ferrugem e observar por quantos dias desejasse o movimento contrário. As ondas quebrando contra o metal que ainda sustenta a carcaça, o casco preso ao banco de areia, como se tivesse os pés fixos e dali não arredasse não porque não desejasse, mas porque não podia.

Como qualquer um que morava aqui, ele tinha chegado por acaso e ficado contra a vontade, a terra o prendera. No caso, o mar o havia fisgado, o mar verde-esmeralda fundante, o mesmo por onde os navegadores e todo o restante da equipe aportaram e em torno do qual se criou a imagem do que somos como gente, o mar cantado por José de Alencar.

Eu jamais quis ir embora, jamais. Sempre preferi ficar a ter de me extraviar ou levantar voo. Talvez por isso gostasse da escola e do bairro e da casa da mãe e do pai em casa e da família e dos irmãos. Mas tudo um dia foi se desfazendo, mesmo quando não se desfazia, era uma ameaça, uma sombra projetada como essas que fazemos com as mãos e uma lanterna, não sei se explico direito.

Primeiro a casa, depois o pai, a família, os móveis, as colunas, o texto da casa inteiro borrado no qual eu não conseguia ler mais nada. A vida perdera legibilidade. Até que não restasse nada além da ideia que fazíamos do que tinha sido uma casa.

Tudo desmorona, tudo cai, dizia a vó mirando um pé de pau no quintal quando eu era criança. Tudo se condena, e então balançava o tronco arruinado por formiga ou cupim. O fruto apodrecido porque ninguém o queria, o mato crescido porque não havia quem o desbastasse, a água salobra da cacimba porque faltava quem a limpasse, as telhas da velha construção fora do lugar e as paredes por pintar e a porta da frente rachada por onde às vezes o vizinho olhava e chamava pra fora, de onde nos conduzia a sua sala para uma brincadeira que ele chamava de trenzinho: ele atrás de mim, minha irmã na minha frente, enquanto roçava seu corpo no meu corpo de criança e grunhia baixinho.

Do mesmo modo esse barco havia sido condenado a estar onde está, a desfazer-se aos poucos, a perecer sem pressa, testemunho do próprio desaparecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d