Pular para o conteúdo principal

Avistamento

     

O burburinho, e então os vídeos pipocando nas redes sobre o avistamento de um objeto no céu, testemunhos e rapidamente a conclusão: eram os chineses que invadiam o Brasil.

Não era, mas fiz a associação entre o rastro de luz e o meteoro que riscou o estado meses atrás e cujos fragmentos não foram ainda encontrados. Sumiço. Ninguém deu por nada ainda.

Dizem que se esfarelou em atrito, desfez-se todo. E lembro que me destaquei de Fortaleza pra serra atrás de caco de pedra caída do espaço, a filha pedindo “pai, traz um pedaço da Lua”.

Trago, filha, se achar.

Não achei, nem acharia. Diabo de invenção essa de sair no meio do mundo caçando o que se findou. Cheguei a entrar na mata e bater na porta da casa do povo, que, rindo, apontava mil e uma pistas, de pedregulhos dentro de lagoas a outras besteiras que, na hora, não vi que eram pura invencionice.

Mas, como na série que eu via quando menino, eu queria acreditar.

Por isso nem me importei quando me mandaram esse vídeo do avistamento do foguete na segunda passada, logo eu, que tenho minhas próprias histórias de encontro e desencontro com além-espacial, coisa antiga que não convém deitar aqui sem ao menos um gole de cerveja.

Mas o pessoal estava certo, e o foguete chinês era chinês mesmo e era foguete, não uma rasga-lata ou foco desfocado de telefone celular a produzir gracejo para ocupar a internet.

Passeou pelo céu, foi pra lá e pra cá, e agora me arrependo de não ter corrido à janela a ver o que se passava e depois eu mesmo ter feito meus vídeos, que manteria gravados na memória, o registro do avistamento, não importa se de mecanismo produzido por mão de gente.

Importa o desenho, o grafismo, a hipótese do inexplicável, a pedra da Lua que eu traria no bolso mesmo que pedra comum.

Na segunda estava muito ocupado também, digo a mim mesmo agora, disfarçando a frustração. Mas minto. Queria ter visto, assim como queria ter encontrado na serra uma lasca alienígena, conforme o relato de um bêbado que colhi entre incrédulo e exultante.

Vai direto, dobra, dobra, passa da casa marrom, dobra de novo, sobe, desce, segue em frente e então continua, depois chega num açude e aí para e pergunta como faz pra alcançar o buraco da pedra deixado pela queda do meteoro.

Foi assim que o cabra me ensinou, e assim me perdi, eu, o motorista, o fotógrafo, os três afogueados porque eram já quatro horas da tarde e a gente perseguindo o quê? Nada.

Numa última casa insisti: a senhora não viu mesmo uma pedra por aí com tais e tais características?

A mulher riu e apontou a vastidão da serra e para além dela e disse “meu filho, só o que tem aqui é pedra assim”. Sossegue, perde-se uma vida procurando isso.

Pediu licença e entrou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d