Pular para o conteúdo principal

A vida é uma festa


Os amigos Alain, Charles, Ramon e D'Ardelo se reencontram numa Paris onde as filas para apreciar Chagall dobram a esquina e moças de saia e blusa curtas exibem o umbigo, o que sugere um deslocamento do centro erótico. Antes, pernas, coxas, bunda e seios. Agora, o indiferenciado orifício, o mesmo em qualquer mulher. Alain se pergunta, subitamente melancólico: "Como definir o erotismo de um homem (ou de uma época) que vê a sedução feminina concentrada no meio do corpo?"

Quatorze anos depois, é assim, metaforizando a importância do umbigo no mundo, que Milan Kundera, 85, volta ao romance. Em A festa da insignificância, o escritor tcheco naturalizado francês explora um assunto já experimentado por Mario Vargas Llosa em A civilização do espetáculo: a natureza rarefeita da cultura em nosso tempo e o aparente rodamoinho de trivialidades em que a sociedade se meteu, sem dar mostras, segundo os dois autores, de que poderá escapar tão cedo.

No romance, lançado pela Cia. das Letras em edição caprichada, com tiragem de 10 mil exemplares e capa dura, o autor de A insustentável leveza do ser mergulha quatro amigos em uma espiral doméstica de banalidades ambientada em uma cidade cuja fama é, ironicamente, a de epicentro da ilustração do espírito. Escrito em prosa leve, pontuado por um humor filosófico, o livro inclui um personagem que obtém deleite especial fingindo ter câncer e outro que, embora ator, diverte-se mesmo é trabalhando em coquetéis do grand monde parisiense e ouvindo piadas sobre o folclore em torno da vida de Stálin. 

Eis a nota opressiva, parece dizer Kundera. Limitada ao anedótico, a vida de Stálin representa não o regime de exceção, como em A insustentável leveza do ser, mas o peso da frivolidade e da desvalorização, marcas de uma cultura que se confunde com o entretenimento. 

Se em A grande beleza, filme de Paolo Sorrentino, o mal-estar contemporâneo se evidencia o tempo inteiro no fastio do escritor de sucesso Jep Gambardella, incapaz de escrever outro livro enquanto abraça uma vida de hedonismo, em A festa da insignificância, porém, a ressaca é diluída no cotidiano. Representada pelo umbigo, o centro assexuado de uma cultura encantada com a autoimagem, estende-se por páginas e páginas de uma escrita límpida e exuberante, como as paisagens de Roma e Paris em contraste com as vidas de Jep e de Alain, Charles, D'Ardelo e Ramon. 

Em A civilização do espetáculoVargas Llosa fareja esse cataclismo silencioso. Apresentado como uma "radiografia do nosso tempo e da nossa cultura", o livro reúne ensaios sobre artes plásticas, cinema, literatura e jornalismo. Num deles, o escritor conclui: "Parece-me que essa deterioração (da cultura) nos mergulha em crescente confusão, da qual poderia resultar, no curto ou longo prazo, um mundo sem valores estéticos, em que as artes e as letras - as humanidades - teriam passado a ser pouco mais que formas secundárias do entretenimento". O que talvez explique as longas filas para ver Chagall.


SERVIÇO 

A festa da insignificância (Cia das Letras)
Autor: Milan Kundera 
Preço: R$ 36 (136 páginas

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cidades invisíveis

Hoje é dia de feira de ciências, penso enquanto levas de meninos e meninas desfilam pela quadra da escola tentando equilibrar maquetes de papelão que reproduzem em versão diminuta a ideia de cidade que cultivam em casa. Retornam para a sala de aula depois de uma semana às voltas com a tarefa de reconstruir um microuniverso fabricado com recipientes de creme dental, latas, algumas vasilhas e outros materiais de uso comum no dia a dia. Nada deve ultrapassar o tamanho médio de uma bandeja, com 20 centímetros de largura por 40 cm de comprimento. Desafiadas a imaginar a vida numa métrica infinitamente menor, refazem os pontos cardeais de um itinerário afetivo e esboçam os limites de um cotidiano cujo horizonte ainda não aprenderam a enxergar por inteiro. Alguns signos se repetem. Em quase todas, por exemplo, há pelo menos uma farmácia, à exceção de uma mais caprichada e até realista, que tem duas, além de um McDonald's todo pintado de vermelho, em contraste com as paredes caiadas de br

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas