1.
Dizem que a gente encontra sempre os livros que procura. Isso é apenas parcialmente verdadeiro. No mais das vezes, a gente sequer sabe o que procura, incluindo livros, até finalmente encontrar.
Dizem que a gente encontra sempre os livros que procura. Isso é apenas parcialmente verdadeiro. No mais das vezes, a gente sequer sabe o que procura, incluindo livros, até finalmente encontrar.
2.
Entre uma coisa e outra há tanta ciência inexata que é melhor colocar o assunto um pouco de lado e passar ao que está de fato ao alcance: o que não encontrar, para onde não olhar, quais distrações evitar. No fim das contas, tudo se equivale de alguma maneira, quer na complexidade, quer nas aparências, e escolher talvez seja tão difícil quanto não escolher. E carregar tão complicado quanto deixar pra trás. Isso também é apenas parcialmente verdadeiro.
Entre uma coisa e outra há tanta ciência inexata que é melhor colocar o assunto um pouco de lado e passar ao que está de fato ao alcance: o que não encontrar, para onde não olhar, quais distrações evitar. No fim das contas, tudo se equivale de alguma maneira, quer na complexidade, quer nas aparências, e escolher talvez seja tão difícil quanto não escolher. E carregar tão complicado quanto deixar pra trás. Isso também é apenas parcialmente verdadeiro.
3.
Encontrei Se você quiser ver uma baleia numa tarde de sábado de outubro. Não encontrei, fui encontrado. Estava distraído na livraria quando uma moça muito bonita me cutucou e disse: olha que lindo. Olhei, e era mesmo lindo. Depois da leitura, porém, concordamos imediatamente que não era apenas bonito. Era o que se pode chamar, sem sabermos direito se empregamos a palavra exata, de profundo.
Encontrei Se você quiser ver uma baleia numa tarde de sábado de outubro. Não encontrei, fui encontrado. Estava distraído na livraria quando uma moça muito bonita me cutucou e disse: olha que lindo. Olhei, e era mesmo lindo. Depois da leitura, porém, concordamos imediatamente que não era apenas bonito. Era o que se pode chamar, sem sabermos direito se empregamos a palavra exata, de profundo.
4.
Se você quiser ver uma baleia fala e desenha a história de um menino, um cachorro e um passarinho que partem de algum ponto indeterminado do globo terrestre na busca obstinada pelo mamífero gigante. No caminho, veem de tudo, rosas, pelicanos, gafanhotos, nuvens em formato de baleia e faróis – menos uma baleia. Para efeito comparativo, pensem nesse garotinho como um capitão Ahab ao contrário. Em vez de aniquilar, surpreender; em vez de caçar, esperar.
Se você quiser ver uma baleia fala e desenha a história de um menino, um cachorro e um passarinho que partem de algum ponto indeterminado do globo terrestre na busca obstinada pelo mamífero gigante. No caminho, veem de tudo, rosas, pelicanos, gafanhotos, nuvens em formato de baleia e faróis – menos uma baleia. Para efeito comparativo, pensem nesse garotinho como um capitão Ahab ao contrário. Em vez de aniquilar, surpreender; em vez de caçar, esperar.
5.
A jornada do trio tem um sentido óbvio, presente na narrativa de superação dos obstáculos e persistência na busca de um ideal; e um menos óbvio, que funciona como fundo falso.
A jornada do trio tem um sentido óbvio, presente na narrativa de superação dos obstáculos e persistência na busca de um ideal; e um menos óbvio, que funciona como fundo falso.
6.
Pensem nesse fundo falso como uma espécie de vasilhame no qual depositamos a nossa porção particular de matéria escura. Pensem nessa matéria escura como a responsável por 95% de tudo que existe, mas cuja aparência e forma ainda são incomensuráveis.
Pensem nesse fundo falso como uma espécie de vasilhame no qual depositamos a nossa porção particular de matéria escura. Pensem nessa matéria escura como a responsável por 95% de tudo que existe, mas cuja aparência e forma ainda são incomensuráveis.
7.
Agora, se possível, considerem a hipótese de que todo aconselhamento moral e toda obstinação como chave-mestra do sucesso sejam apenas uma forma de negar essa matéria escura e que, negando-a, damos as costas perigosamente a 95% de tudo que existe, mas não podemos ver.
8.
É disso que trata Se você quiser ver uma baleia: coisas tão maiores que você que muitas vezes preferimos não enxergá-las. Porque tudo que envolve a espera é desconfortável e exige uma paciência que talvez não tenhamos e uma fé que talvez, ao cabo de tudo, seja para poucos.
Agora, se possível, considerem a hipótese de que todo aconselhamento moral e toda obstinação como chave-mestra do sucesso sejam apenas uma forma de negar essa matéria escura e que, negando-a, damos as costas perigosamente a 95% de tudo que existe, mas não podemos ver.
8.
É disso que trata Se você quiser ver uma baleia: coisas tão maiores que você que muitas vezes preferimos não enxergá-las. Porque tudo que envolve a espera é desconfortável e exige uma paciência que talvez não tenhamos e uma fé que talvez, ao cabo de tudo, seja para poucos.