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Tudo que há nesse intervalo



O que não disse ainda é que, como o sorriso, o abraço divide-se em muitos tipos, cada um deles correspondente a diferentes pessoas, cada pessoa mais inclinada a no máximo duas categorias de abraço, uma formal e outra informal, podendo combiná-las e recombiná-las a seus próprios gosto, desejo e vontade.

Por ordem de lembrança, há as pessoas que abraçam inteiras, as que abraçam de banda, as que mantêm uma distância protocolar do abraçado, as que jamais abraçam, as que complementam o abraço com um beijo, as que premiam o abraçado com um beijo e uma carícia no rosto, as que deitam a cabeça no ombro de quem abraçam, as que grudam peitos e barriga num enlace que é quase o princípio de outro abraço, as que abraçam pela cintura, as que abraçam por cima dos braços, as que abraçam na diagonal, as que abraçam deitadas, as que abraçam à força, as que abraçam com força, as que chegam a um passo do abraço, as que invejam o abraço, as que desistem do abraço, as que abraçam sem braços, as que nunca abraçam depois do sexo, as que abraçam de costas, as que seguram o outro como se fossem sacudi-lo, as que, passado o tempo do abraço, continuam abraçadas, as que escolhem a quem abraçar, as que jamais endereçam o abraço, as que privatizam o abraço, as que leiloam abraço, as que vendem abraços, as que distribuem abraços, as que não veem a hora de abraçar, as que temem a obrigação do abraço, as que enxergam no abraço uma gesto postiço, as que fazem do abraço uma costura entre botões de casas separadas, as que constroem um abraço dia após dia, as que rejeitam um abraço todos os dias, as que repreendem o abraço, as que erotizam o abraço, as que fecham os olhos no abraço, as que colam rostos no tempo de vigência do abraço, as que se demoram no abraço mais que o permitido, as que juram amor no abraço, as que odeiam o abraço, as que começam tudo no abraço, as que terminam tudo no abraço

E a lista ainda é pequena para tudo que há nesse intervalo. 

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Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas

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