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LATOS E XOBAIS

Estou quase parando.   Não diga isso.   Sim, estou.   Mas o que houve? Algum contratempo no fim de semana?   A vida é contratempo.   ...   Sério.   Tá. Quer tomar uma casquinha?   Quero.   Olha, andei pensando. Alguns casais se desfazem, tudo bem. Isso é absolutamente normal. Mas, quando a coisa acontece com gente tão próxima... Não sei.   Não sabe o quê?   Reagir. É estranho.   Duas casquinhas, por favor. Chocolate e mista.   Acabo não conseguindo entender algumas coisas.   Obrigado. Sinceramente, encaro isso naturalmente.   Mas tem que ser assim mesmo.   Ninguém é inorgânico.   ...   Tu tá tão reticente hoje. Estranho...   Pois é. São essas viradas, essas conjunções estranhíssimas de fatores mil que acabam me tomando pelo braço e conduzindo a lugares inusitados.   Em bom português...   É a crise.   Tem a ver com a gripe dos suínos?   Nada a ver.   Com o aumento da Selic?   Tampouco. ...

LIVROS

Aqui , resenha de O filho da mã e . 

A ENQUETE

Feita a enquete, vamos aos resultados. Alguns escritores e críticos responderam: ter uma vida cheia de vai-e-vem é pré-requisito para que haja boa literatura? Precisamente: escritores precisam ser grandes aventureiros para ter realmente o que dizer?     Santiago Nazarian (Olívio e A morte sem nome)   “Não acredito em fórmulas prontas. Alguns escritores habitam o tédio de uma morosa vida cotidiana, e isso é o que os motiva a criar além. Já outros, precisam de combustível externo, tragédias e aventuras para garantir inspiração. Eu mesmo transito entre os dois lados, preciso dos meus momentos de recolhimento, mas também busco a transformação.”   Ana Paula Maia (A guerra dos bastardos)   “Escritores sabem inventar, mentir, sugerir e convencer; desde que haja talento para isso. Com um punhado de palavras, imaginação e bastante artimanha é possível ter bons escritores vivendo poucas experiências intensas e elaborando boas histórias.   Dá para se ter bons escritores inclusiv...

REPERcutindo

Bom, se escritores realmente precisam viver para ter algo a dizer? SEI LÁ. Eu, que não sou totalmente escritor – sou jornalista que se vira nos trinta - digo mesmo quando não vivi. Quer dizer, mesmo sabendo que o que vivi está aquém dessa minha vontade. Precisamente: aquém da vontade de escrever. Entenderam?   Vou desenhar: há essa coisa chamada vontade. E há o teclado, que faz barulhos agradáveis quando nos pomos a digitar incansavelmente. É gostoso ouvi-lo por dias e dias, noites e noites. Por fim, há a coisa a ser dita, que pode ser confusamente descrita como a mensagem.   Há mensagens e não-mensagens. Comumente, as não-mensagens são tomadas como mensagens e vice-versa.     Mas digo sempre incorreto. Perdão. Deixa pensar, deixa pensar. Dizer por dizer é bobagem. Tem que haver algo a ser dito, comunicado. Algo e não apenas palavras plasticamente postas no papel. Digo: não se trata tão somente de enfileirar palavras, construir frases belamente contorcidas, dar forma a qual...

Assistam - As bicicletas de Belleville

OSKAR ERRA O PASSO, MAS CAI DE MANSINHO

Eles se reencontram no salão de dança depois de muito tempo. Oskar arrisca dois passos, mas cai no chão. Ela ri. Devagar, escondido, nos cantos, mas ri. Oskar cai novamente apenas porque quer ver aquele riso estranhamento bonito banhar o salão bem iluminado. QUER VÊ-LO ESPATIFAR-SE CONTRA AS FAÍSCAS DE CHAMPANHE QUE AGORA SALPICAM DAS TAÇAS SEM GRAÇA. Quer vê-la alegre porque naquele instante alguém que ele sabe quem é olhou desconcertado para os lados e perguntou: VOCÊ AINDA TEM DE IR AO OCULISTA? Ela disse talvez. Mas hoje? Tem de ir? Talvez talvez. Tanto talvez pra mim. Cansado. Nunca pedi que esperasse por mim, Oskar. Nunca mesmo. Seus olhos pediram. E agora eles estão aqui, brilhando. Lembra que você errou a cor dos meus olhos naquele dia? Lembro. Isso não faz diferença. Claro que não. Faz, mas agora isso não importa. Claro que importa. Seus olhos sempre foram claros. Castanhos claros, certo? Eu vi nas fotos. Isso mesmo. E eu disse que eles eram pretos. Isso. E você não ficou zang...