Pular para o conteúdo principal

O dia em que Maradona fez minha vó chorar

 

Não o deus, mas o vilão, o responsável por um quase-trauma para a criança de 10 anos que eu era, fã de Careca porque ainda não havia Romário nem 1994. Então, naquele 1990, eu parei ao lado da vó pra ver Brasil e Argentina.

A vó era minha parceira de jogo. Vimos as partidas decisivas do Brasil, além das finais, em 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010, mas não o Sete a Um. Esse, não, a vó morreu antes. Não passou esse vexame. Hoje penso no que teria dito diante do Thiago Silva chorão e do Galvão catatônico.

No começo, porém, nada disso existia. Era apenas o Brasil de 1990. Era Careca, principalmente, o nosso craque. A vó xingava muito vendo TV. Canalha, fdp, pnc, coisas do tipo, uma vulgaridade que contrastava com a figura de vó de desenho da Disney e com outras avós que eu conhecia. Só a minha falava palavrão daquela maneira, um traço que involuntariamente assimilei.

Naquele jogo, especialmente, a vó xingou. Muita bola na trave, muito grito de gol engasgado. Nenhum título, evidentemente. O último tinha sido em 1970, dez anos antes de eu nascer. Duas décadas de seca, que ainda duraria mais quatro anos, mas isso eu não sabia.

A única coisa que eu sabia era que o Brasil ganharia com um gol de Careca. A vó também acreditava nisso, dizia até que tinha sonhado com o lance, uma bola dividida na área que espirrava e caía nos pés do craque. No sonho, pelo menos.  

Na real mesmo, depois de muita pressão do Brasil, um canhoto conduziu a bola por uns bons dez metros no meio do campo, talvez mais, atraindo quatro jogares amarelos, que deixaram livre um “hermano” correndo do outro lado. Era Caniggia.

O canhoto, então, faz sua mágica: numa jogada curta, típica de futebol de salão, deixa o companheiro livre, que não tem dificuldade para driblar Taffarel e chutar ao gol. Era o fim.

Eu chorei. A vó soltou um “puta que pariu”, levantou da cadeira e foi mexer com as panelas na cozinha. Jurou, entre pragas e danações, nunca mais ver um jogo da seleção. Me deixou na sala sozinho vivendo o primeiro luto futebolístico da minha vida.

Revi o jogo ainda muitas vezes, e a cada vez que assistia eu torcia para que Taffarel apanhasse a bola, Caniggia chutasse pra fora ou, antes disso, um zagueiro fizesse falta no canhoto. Mas nunca conseguiram pegá-lo.

O canhoto era Maradona, claro, e eu o odiei por muito tempo, não apenas por me fazer sofrer, mas por ter feito minha vó chorar. Só muito mais tarde entendi quem era Maradona, e aí passei a admirá-lo.

Em 1994, porém, fiquei feliz ao vê-lo deixar o gramado levado pelo braço pelo que parecia uma enfermeira a fim de prestar o exame antidoping, se me lembro. Era o fim da Argentina, eu tinha certeza. Aquele 1990 não se repetiria.

Do meu lado, a vó, que nunca perdoou Maradona e o chamava de "pequeno diabo", sorria de orelha a orelha. Ela também sabia que o canhoto não era deste mundo. Sem ele, podíamos ter esperança de que o Brasil ganharia. Como de fato ganhou, mas isso é outra história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d