Tem o caderno de rascunhos e notas soltas que utiliza para registrar também uma porção de ideias sem grande interesse, fica feliz se alguma lhe parece sensata, noutras vezes não, na maior parte do tempo sequer entende o que vai escrito, verdade é que até alcança esse gozo íntimo com a atividade, ainda que esporádica, prazer bissexto, gosto pequeno se comparado ao do doce de leite.
De qualquer maneira trata-se de prazer distinto e necessário, então insubstituível, recompensa assistemática, breve, sem a qual se torna intratável.
O caderno é um desses modelos famosos que escritores e jornalistas recomendam às fartas, crentes no poder de transmissão automática do talento e mesmo do gênio, grande bobagem, as folhas são macias, como são gostosas, a capa é dura, preta.
Ao menor contato com a pele as mãos costumam suar.
O mais importante vem agora, porém, do lado par do caderno registra com naturalidade fatos cotidianos, um pensamento no ônibus, por exemplo, nele exibe impressionante domínio narrativo e prodigiosa naturalidade.
Todavia, ao atingir o lado ímpar, que jamais se demora a aparecer, o bicho desanda, o traço fraqueja, a caneta pesa, a ponta porosa arranha a superfície outrora absorvente, e o que logo se revela é uma escrita de respiração atravancada, falsa, canhestra, avessa.
É, suspeita, um tipo bem ordinário de dualidade a que percebe nessas situações, dualidade que talvez reflita outra, ainda mais dúbia e vaga porque mais funda, elaborada enquanto constata de frente ao espelho a diferença que há entre os dois hemisférios do próprio corpo, que, caso fosse seccionado em partes iguais, vítima longitudinal, fatalmente apresentaria diferenças consideráveis.
As partes, por assim dizer, constituiriam metades apenas remotamente similares, e disso não poderia concluir grande coisa, exceto que o corpo não respeita a matemática mais básica.
Gosto de como soa atacarejo, de seu poder de instaurar desde o princípio um universo semântico/sintático próprio apenas a partir da ideia fusional que é aglutinar atacado e varejo, ou seja, macro e micro, universal e local, natureza e cultura e toda essa família de dualismos que atormentam o mundo ocidental desde Platão. Nada disso resiste ao atacarejo e sua capacidade de síntese, sua captura do “zeitgeist” não apenas cearense, mas global, numa amostra viva de que pintar sua aldeia é cantar o mundo – ou seria o contrário? Já não sei, perdido que fico diante do sem número de perspectivas e da enormidade contida na ressonância da palavra, que sempre me atraiu desde que a ouvi pela primeira vez, encantado como pirilampo perto da luz, dardejado por flechas de amor – para Barthes a amorosidade é também uma gramática, com suas regras e termos, suas orações subordinadas ou coordenadas, seus termos integrantes ou acessórios e por aí vai. Mas é quase certo que Barthes não conhecesse atacarejo,...
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