Tem o caderno de rascunhos e notas soltas que utiliza para registrar também uma porção de ideias sem grande interesse, fica feliz se alguma lhe parece sensata, noutras vezes não, na maior parte do tempo sequer entende o que vai escrito, verdade é que até alcança esse gozo íntimo com a atividade, ainda que esporádica, prazer bissexto, gosto pequeno se comparado ao do doce de leite.
De qualquer maneira trata-se de prazer distinto e necessário, então insubstituível, recompensa assistemática, breve, sem a qual se torna intratável.
O caderno é um desses modelos famosos que escritores e jornalistas recomendam às fartas, crentes no poder de transmissão automática do talento e mesmo do gênio, grande bobagem, as folhas são macias, como são gostosas, a capa é dura, preta.
Ao menor contato com a pele as mãos costumam suar.
O mais importante vem agora, porém, do lado par do caderno registra com naturalidade fatos cotidianos, um pensamento no ônibus, por exemplo, nele exibe impressionante domínio narrativo e prodigiosa naturalidade.
Todavia, ao atingir o lado ímpar, que jamais se demora a aparecer, o bicho desanda, o traço fraqueja, a caneta pesa, a ponta porosa arranha a superfície outrora absorvente, e o que logo se revela é uma escrita de respiração atravancada, falsa, canhestra, avessa.
É, suspeita, um tipo bem ordinário de dualidade a que percebe nessas situações, dualidade que talvez reflita outra, ainda mais dúbia e vaga porque mais funda, elaborada enquanto constata de frente ao espelho a diferença que há entre os dois hemisférios do próprio corpo, que, caso fosse seccionado em partes iguais, vítima longitudinal, fatalmente apresentaria diferenças consideráveis.
As partes, por assim dizer, constituiriam metades apenas remotamente similares, e disso não poderia concluir grande coisa, exceto que o corpo não respeita a matemática mais básica.
Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por
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