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PRA CURTIR: 17 TIPOS DE USUÁRIOS DO TWITTER



Francis Santiago


1. Plebiscitário: corto os cabelos? Compro pizza ou esfirra? Faço 69 ou cavalgo?


2. Bobo-alegre: está pessoalmente convencido de que o hoje é sempre sábado, e, portanto, cada hora constitui eterna oportunidade para que ele despeje seu léxico cultivado na literatura "Poliana". Habitué do “carpe diem”, demarca suas postagens assim: “Vamos animar! A vida é festa!”.


3. Lacônico-cumprimentativo: “Boa noite. Passei aqui pra deixar um Oi. Oi.”


4. Carente-afetuoso: "Gente, MORRENDO de saudade de vocês. Bora se encontrar hoje, onde, que horas?" Para ele, viver é um ininterrupto acúmulo de ternura e bons sentimentos. E de saudades, por supuesto.


5. Festeiro-autoconvidativo: qual é a boa de hoje, galera?


6. Ególatra: “Terminei mais um livro, concluí um artigo, tomei banho, passei sabonete, tirei a sujeirinha do umbigo. Agora vou dormir para amanhã fazer tudo novamente, se Deus quiser.” Sua vida é uma obra aberta e cristalina, como visto.


7. Reprodutor-delegativo: dá RT o dia inteiro, não fala nada, apenas assente.


8. Intumescido-sensível: excitado, alimenta um tesão perenizado, dispara torpedos, cutuca e morre de ansiedade aguardando cutucadas, narra a via crúcis do corpo com vivacidade. Eventualmente consuma. Eterno insatisfeito das carnes e contumaz arquiteto de sua figura pública no mundo virtual.


9. Promocional (não confundir com o tipo auto-assessor-de-si, mais abaixo): só se manifesta quando a TAM ou alguma empresa de cosméticos realiza QUEIMA fenomenal nos estoques. Ocasionalmente abre exceção em datas comemorativas.


10. Grave-reflexivo: jamais é inconsequente, irrelevante, gratuito. Para ele, o Twitter é uma arena pública adequada ao entrechoque de opiniões e à exposição da fina arte argumentativa.


11. Cômico mal-sucedido: mesmo a piada mais engraçada, quando postada por ele, torna-se torturante, forçada, deprimente até. Nauseabunda, a categoria ganha mais adeptos dia a dia.


12. Mezzo-cômico: só consegue ser divertido quando pega carona em alguma onda. Geralmente, entra no meio da conversa, faz apontamentos moderamente curiosos e apenas remotamente engraçados, e pede pra sair.


13. Cômico bem-sucedido: inventa modas, diverte, transgride as regras de etiqueta das redes sociais, tem insights geniais e, via de regra, está nadando contra a corrente. O humor refinado é sua arma. Segundo dados do IBGE, o tipo corresponde a 1,9% da tuitosfera.


14. Pari passu: tipo expansivo, com vasta rede de amigos, recorre sempre a ferramentas de geolocalização, submetendo seus seguidores a sistemático acompanhamento de suas idas e vindas, 24 horas por dia, sem pausa para descanso. É instagrameiro e foursquareplayer por excelência, useiro e vezeiro da construção I’m at...


15. Auto-assessor-de-si: dá RT em pessoas que sabiamente aplicaram RT às suas postagens - em casos mais graves, replica também aos seus próprios RTs, dando início a uma cadeia fenomenológica cujo final e começo não podem ser facilmente distinguidos, exceto por ferramenta de rara usabilidade na Internet e de manuseio trabalhoso: o bom senso. No mais das vezes, esse autopromoter é bem representado por uma figura pública, tal como um jornalista ou DJ.


16. Exortativo-animador-amador: faz largo uso da caixa alta ao se manifestar publicamente. “E aí, ESTÁ TODO MUNDO PREPARADO PRA FESTA MAIS TARDE?!!!" Eventualmente, alguém responde: sim, estamos. E dá-se por encerrada a conversa.


17. Joyceano-narrativo: caleidoscópico e donatário de razoável habilidade linguística, como a própria designação sugere, o tipo narra tudo que lhe caia às vistas. Senhor de múltiplas plataformas (iPhone, iPad, PC, note etc.), abocanha com desenvoltura centenas de capítulos de novelas, passando por edições do BBB, shows transmitidos na internet, partidas de tênis, olimpíadas, programas de auditório, até chegar aos eventos midiaticamente imponentes, como casamentos de príncipe, morte de personalidades e fofocas relacionadas à rede de amigos & afeiçoados. Para ele (o tipo), o que importa é que o fato seja passível de narração (personagens, tempo, enredo, núcleo dramático etc.). Acompanhá-lo é garantia de diversão e, em porção salomonicamente igual, sofrimento.

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