Pular para o conteúdo principal

O inferno é bem bacana

Parte I

Bom, final de sábado.

Não! Não disse “Bom final de sábado”. Mas “Bom” e, reticente, “Final de sábado”. Duas coisas totalmente diferentes. Como água e óleo.

No primeiro caso, há um certo humor satisfeito. Quer dizer: acordei cedo, corri, fui à praia, li, fui ao cinema e, agora, planejo uma saída com a esposa e os amigos. A isso se segue naturalmente “Bom final de sábado”.

O que não é o meu caso. Nem queria que fosse. Joguei até tarde da noite — precisamente, até as 3h40 — e fui dormir. Ganhei. Pela primeira vez, destruí os exércitos violeta, aqueles que ficam a sudoeste no mapa e, sempre que dou bobeira, aproveitam, algum flanco descoberto, incendeiam as torres e fazem terra arrasada com todo o resto.

Eles são sanguinários, matam por muito pouco. Ontem, porém, resolvi dar um basta nessa sem-cerimônia com que vinha devastando todo o mundo civilizado, barbarizando-o. Às 3 horas, pus abaixo as construções do inimigo e trespasse com minha espada o último soldado vivo.

A seguir, fiz o mesmo com o pequeno povoado que, embora também constituísse alguma ameaça, estava longe de representar perigo semelhante ao que os violetas (sei que eles não gostariam de ser chamados assim, “violetas”) costumavam inspirar. Enfim, não fui nem um pouco razoável.

Age of Empires III é um bom jogo. Aos poucos, estou aprendendo as coisas. Deixo de lado leituras etc. para jogar duas ou três horas a mais. Mas isso tem de acabar, deve acabar. Afinal, as aulas recomeçaram na quarta-feira passada.

O inferno é bem bacana. Finalmente, terminei a biografia O Mago, do Fernando Morais. Bom livro. Gostei. Paulo Coelho tem meu voto. Adorei o capítulo dedicado ao ingresso do escritor na Academia Brasileira de Letras. Aliás, não gosto do começo, que inclui os três capítulos iniciais. A partir daí, a coisa passa a andar numa velocidade razoável. Descobre-se que o personagem é realmente bom.

Mas hoje estou azedo. Muita coisa não deu certo. Sinto que não. Domingo não será um bom dia. Ainda que seja Dia dos Pais, essa bobeira, não será. Preciso relaxar e ver o que posso fazer neste começo de segundo semestre. Ver o que realmente posso fazer. O que preciso fazer e o que devo fazer. Como “Bom, final de sábado” e “Bom final de sábado”, são duas coisas bem diferentes.

Em seguida, digam o que acharam do domingo. Por favor. E, também por favor, não falem comigo nos próximos dias. Estou mordido. Tão mordido que devo escrever aqui dia sim, dia não. Faz bem. Acalma.


Parte II

Acalmalma.

Hoje pretendo dormir fora. Na casa da irmã. Minha primeira noite lá. Vamos assistir a alguns vídeos. Eu, ela, cunhado e esposa. Eu, autor; ela, irmã; cunhado, o agregado; minha esposa. Todos nós. Sangue Negro e Onde os fracos não têm vez. Claro que não fui ver no cinema. Chega de bobear comigo.

O mar não está para peixes, disse o búzio.

VOCÊS SABEM COMO TERMINA UM SÁBADO? Eu também não. Eu também. Sim, obviamente. Não, claro que não. Longe de mim. Se der tempo, vamos. Do contrário? Do contrário fico em casa esperando Cine Belas Artes. Sim. Sim. Sim novamente. Estou acostumado. Claro. Até mais ver.

Leio Eu falar bonito um dia, de David Sedaris. Mais a qualquer momento. Antes, tentei um livro-reportagem. Parei na página 10, 12 ou 22, não lembro.

Uma vez, a escritora e “imortal” cearense Rachel de Queiroz disse nunca conseguir passar da página oito sempre que se aventurava a ler qualquer coisa do Paulo Coelho. SABEM O QUE ELE RESPONDEU?

“Nenhum livro meu começa antes da página oito”. Dei boas gargalhadas lendo isso na biografia dele.

Agora, o que há de bom para se contar? Sei... Sim, como não havia pensado nisso!

AS ESTRELAS.

Sério.


Parte III


Tudo tem três partes. Se não tem, quer ter. Ou deveria ter. Ou quereria ter.

Já ouviram falar do bairro Floresta? Não. Mais dia, menos dia, irei lá. Lá fora tem um lugar que me faz bem... Pode ser Floresta. Vou de mãos vazias, apenas mochila, bloco e caneta. Mais Fama & Anonimato, do Talese — amuleto. Volto com personagens, rabiscos e bronzeado.

Mas volto. Até outro dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d