Pular para o conteúdo principal

Na academia

 

Estar numa academia depois de tanto tempo é um choque que eu tento disfarçar simulando naturalidade com equipamentos diante dos quais eu paro e franzo o cenho, braços e pernas metálicos cujo funcionamento eu intuo, mas quase sempre erro.

Porque ou a altura está desregulada, ou a quantidade de peso, ou o desenho do movimento que devo fazer, então de vez em quando tenho de checar novamente o número do exercício e assistir ao vídeo com um cara musculoso ensinando tudo como se fosse fácil. Ou chamar o instrutor e perguntar de novo como se faz aquilo.

Isso apenas nos primeiros dois dias, claro, depois segue-se imediatamente esse período de euforia que a gente conhece bem. A gente: pessoas que começam a fazer academia depois de um período relativo de décadas de sedentarismo.

Nele o novato (eu) se sente irracional e subitamente mais confiante, de modo que passa a não somente fazer mais séries, incrementando as aulas do dia, como também a acrescentar mais peso nos movimentos mais exigentes, a fim de sentir o bíceps estourando, porque sempre há essa necessidade de compensar tanto tempo parado com uma rápida evolução.

Algo como uma Perestroika do corpo que vai reestruturar esse edifício prestes a desmoronar, transformando-o numa construção mais segura, rija e moderna, afeita aos desafios de uma vida pós-40.

Então me olho no espelho de relance, e isso me impressiona porque é algo que todos fazemos ali. É quase uma obrigação dar essa conferida na perna ou no tórax logo depois de completadas as séries, com a região trabalhada ainda dolorida, um ato de fé muito mais do que qualquer outra coisa. A busca meticulosa por qualquer leve alteração na geografia do corpo, um volume, uma saliência, um ângulo que não estava ali até a noite passada, um trincado no abdômen que é mais fruto da boa vontade.

Essa é a lógica da academia, a de que melhoramos um pouco todo dia, o mantra das aulas de educação física retornando como um disparo na madrugada e surpreendendo o adulto com a atemporalidade dessa obrigação que eu evitava a todo custo na 5ª série: corpo são, mente sã.

Aquelas aulas que eu matava semanalmente com a desculpa de que não me sentia bem, que meu cachorro tinha morrido ou que minha avó estava doente em casa e eu era o único responsável por lhe ministrar os remédios.

E agora estou aqui há dez minutos correndo sem sair do lugar sem que ninguém tenha me forçado a isso. Pior: estou pagando para correr sem sair do lugar. Me sinto mais idiota numa esteira do que em qualquer outra situação, de filas de banco a festas de criança com palhaços com maquiagem borrada, essa é que é a verdade.

A ideia de que avanço para o nada, parado diante de uma TV ligada num canal de desenho japonês enquanto resfolego para chegar a uma linha final que, tal como qualquer linha, é também fictícia, imaginária, e além dela não existe nada, apenas mais um equipamento no qual outra pessoa corre enfiada num universo próprio de música e metas e outros problemas que apenas eventualmente se comunicam com os meus.

De modo geral, porém, tenho gostado da experiência. Contra todas as expectativas, sou um aluno diligente e humilde que observa atentamente os movimentos na academia, os caras fortões com braços de veias esculpidas e meninas com tríceps que equivalem aos meus juntos.

Tento aprender com todos na esperança de que um dia possa voltar a jogar dois tempos de 15 minutos no futebol de salão sem perder os sentidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d