Pular para o conteúdo principal

Pessoas instagramáveis


Quão instagramável você é no seu dia a dia?  A dúvida bateu a caminho da padaria. Notei que usava uma camisa fubá, de pouco aprumo estético, com a gola um tantinho foló, e calçava um par de Havaianas de 2015, quando deixei de lado as anteriores porque o cabresto tinha arrebentado. A bermuda não era do tipo cargo, mas uma lisa azul-marinho repleta de pelos do gato.

Tampouco a padaria era instagramável, não havendo nela sequer uma parede com asas de anjo desenhada em cores berrantes diante da qual eu pudesse registrar o momento histórico em que, mal-vestido e mal-humorado às 8 horas da manhã, me punha a comprar seis pães (três carioquinhas e três massa-fina, o velho sovado) e uma caixa de leite sem lactose.

Meditabundo diante dessas limitações do meu cotidiano tão rés do chão e sem qualquer direção de arte, passei no caixa para pagar. Um desses caixas comuns, com uma esteira metálica rolante na qual a mercadoria desliza preguiçosamente, e um funcionário igualmente comum que me deu um bom dia protocolar enquanto esperava o bip estalado do leitor de código de barras. Ora, nada ali era instagramável, eu pensei.

A padaria não me pareceu feliz o bastante, o caixa estava visivelmente cansado e eu... Eu ainda calhei de ver o reflexo no monitor da máquina que me devolveu a imagem de alguém cujos cabelos eram como uma touceira de mato, visto que: 1) saíra sem me pentear; 2) não sou ninguém tão cedo assim. De modo que, corroído por essa sensação de afundamento matinal e pressionado pelo imperativo do digital nas nossas vidas, voltei pra casa procurando desesperadamente ao menos uma quina de muro, um banco de praça ou um pé de pau à sombra do qual eu pudesse parar e fisgar uma nesga desse meu dia que estivesse à altura do quadradinho mágico do Instagram. Mas qual o quê.

Não achei nada. Não tem banco nem praça entre meu apartamento e a padaria, apenas uma oficina que conserta eletroeletrônicos que tenta atrair sua clientela com um chamativo painel luminoso que informa a hora e o dia da semana. Como se vê, nada que reluza em neon num azul ou vermelho quentes ou produza na gente a sensação de estar dentro de um filme antigo: o filme das nossas vidas.

Disposto a arriscar, no entanto, bati palmas no domicílio e perguntei se poderia, por gentileza, fazer umas fotos minhas à luz cálida da oficina, levando a crer que eu era mais feliz do que de fato era. Expliquei ao proprietário que a disposição das peças rústicas, a aparência insalubre do seu local de trabalho e as mesas desarrumadas repletas de ventiladores e liquidificadores quebrados eram como um cenário de filme do Wes Anderson, mas com orçamento adaptado à nossa realidade.

Mas o senhor, que vestia uma camisa de botões que expunha a barriga pronunciada e não era propriamente um sujeito instagramável, disse que isso seria impossível, possivelmente supondo que eu era um fiscal da Prefeitura disfarçado de “instagrammer” e procurava ali não o melhor ângulo para me expor nas redes, mas algum documento ou alvará faltante. 

Me enxotou sem mais conversa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d