Pular para o conteúdo principal

Da chuva sei apenas o cheiro

De pé no centro do quarto olho o fluxo de carros na avenida. Ordenado, unidirecional, reto. Tenho inveja das coisas que já tão cedo vão num caminho certo.

Ainda não são oito da manhã. Dormi mal, as vias respiratórias obstruídas, uma névoa encobrindo a vista como se andasse em meio à chuva, o colchão que maltrata as costas. O mundo de novo como três lanças atravessando o corpo.

Lembro que fez sol no São José. Crestada toda esperança. Não choverá.

Verdade que choveu na madrugada e a água entrou pela janela, molhando roupas e trapos atados em nó? É o que dizem. Não estava acordado e perdi. Da chuva guardei o cheiro tão somente, a sensação de que algo passou enquanto me distraía. Corrente de ar fresco que também é chuva. Fico com essa lembrança. O que não é, mas é como se fosse. O que não basta a ver se bastasse.

Deitado ainda, escrevia na cabeça o que escreveria quando levantasse finalmente. Mas, agora que escrevo, tudo é de outro modo, nada como quando olhava essa fresta da janela. Ouço louvores da igreja próxima, mulheres que despertam em oração. Quem se preocupa com o próximo assim às primeiras horas? Desejo o mal. Que o sino da igreja se parta e nenhuma graça seja alcançada.

A esta altura hora sou ainda mais egoísta. Desarmado de civilidade e medo, penso em mim, chafurdo nos planos, intento viagens e arquiteto firmamentos além dos quais o barco não despenca no desfiladeiro. 

Sobrevivo a quedas e ondas gigantes, nenhuma ressaca me joga pra longe.

Tenho pés fortes que me aprumam, mas isso é só a mentira que conto a mim mesmo logo ao acordar. Como uma pequena oração, minto que tenho energia para suportar o mundo e correr descalço pisando pedras e cortando o mato cerrado. Só depois é que reparo na carne toda ferida e os pés sangrando.

Então ando com os dedos pelo corpo. É maciço, inteiro. Apalpo, puxo os cabelos, estalo juntas. Deslizo a mão, paro. Seguro o próprio pau. Ganas de correr, entrar no mar e sentir que vou deixando o peso de lado. Entregar tudo a outra pessoa e dizer que não posso, não consigo, não sou forte.  

Mas ainda é cedo, e certa tristeza é permitida com o estômago vazio. Sequer bebi café. De manhã sei quase nada, as certezas batem em retirada como fileiras de soldados estropiados que desejam apenas voltar e foder com suas mulheres. Os credos desaparecem e as resoluções do dia anterior esboroam feito bolacha de água e sal.

Quero solidez. Um corpo-máquina. Mas só há esse pedaço de carne que tenho de salgar toda semana. O sal que evita estrago. O sal que conserva. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mancha

Vista de longe, em seu desenho irregular e mortiço, a mancha parecia extravagante, extraterrestre, transplantada, algo que houvesse pousado na calada da noite ou se infiltrado nas águas caídas das nuvens, como chuva ou criatura semelhante à de um filme de ficção científica. Mas não era. Subproduto do que é secretado por meio das ligações oficiais e clandestinas que conectam banheiros ao litoral, tudo formando uma rede subterrânea por onde o que não queremos nem podemos ver, aquilo que agride os códigos de civilidade e que é vertido bueiro adentro – o rejeito dos trabalhos do corpo –, ganha em nossos encanamentos urbanos uma destinação quase mágica, no fluxo em busca de um sumidouro dentro do qual se esvaia. A matéria orgânica canalizada e despejada a céu aberto, lançada ao mar feito embarcação mal-cheirosa, ganhando forma escura no cartão-postal recém-requalificado e novamente aterrado e aterrador para banhistas, tanto pela desformosura quanto pelos riscos à saúde. Não me detenho na es

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas