Pular para o conteúdo principal

Uma conversa com L (ii)

A resposta de L não demorou, o que não me surpreendeu. L escreve com uma argúcia impressionante, suas palavras abrem caminhos como pequenos bisturis, pra usar a expressão que ela mesma já utilizara pra se referir ao modo como pretendia descobrir o que se passava consigo. Uma metáfora clínica, medicalizante, cirurgicamente empregada a fim de sugerir que operava não no terreno movediço no qual eu gosto de me movimentar, esse de palavras jogadas ao acaso.

L sempre cavava mais fundo, ia mais longe, mergulhava e demorava a tornar à superfície. Nesse ponto somos diferentes, ela uma nadadora profissional orgulhosa de suas braçadas e eu em nado cachorrinho tentando chegar até a outra borda da piscina. 

E o que disse L? Que não é L, mas uma personagem, ou seja, L se recusa a assumir essa identidade. L não quer ser L, mas uma outra. Melhor dizendo: L considera-se uma outra e não esta com quem converso, a cuja personalidade atribui muito de fabulação e um tanto de egocentrismo.

Foi disso que L me acusou, “egocentrismo especular”, outra de suas expressões brilhantes.

Se entendi bem, minha amiga L, que não é a personagem L, mas a verdadeira L que me escreveu tão logo leu o que havia escrito aqui, garante que não passa por qualquer processo de revisão, entendida a palavra como a ação de voltar a vista novamente a uma planície já gasta pelo tempo, um estirão de estrada já palmilhado. Estou cansada, disse. Me entedia ver tudo acontecer de novo.

Mas não vejo assim. Revisamos e ficcionalizamos na mesma medida. O fio da meada é na verdade a ordem que instituímos quando tudo o mais falha. E sempre falhamos, seja em continuar, seja em voltar no tempo. O tempo é a própria falha.

Se contamos o que se passou, falhamos. O que se passou é perdido pra sempre, não recuperamos, e disso L sabe melhor que eu, talvez. L sabe que as coisas têm uma dimensão inapreensível contra a qual lutamos de tontos que somos.

Dito isso, passamos a jogar com os espelhos, um jeito de procurarmos um ao outro na imagem que projetamos. L devolvendo as fantasmagorias que eu lhe havia apresentado em nossa conversa mais recente, eu por meu turno insistindo em que L era L e não uma outra, um pouco receoso de aborrecê-la com esse ramerrame de que o limite do ser está além do ser. Do mesmo modo que eu também sou L e não um outro, L poderia ser esta e não aquela que pensa que é.

Assim eu propunha que L assumisse uma identidade terceira e falasse como outra, enquanto eu mesmo desejava ser esse que inventa, que fala e acredita simultaneamente, que elege o pacto como uma verdade, o acordo como o elo mais importante entre duas pessoas. Em nome da mentira, falaríamos apenas a verdade. Em nome da verdade, diríamos mentiras. 

L não gosta de jogar. Nem ela me convenceu de que não revisa seus anos em busca desse fio de Ariadne, tampouco eu fui convincente na tentativa de convencê-la de que L é L mesmo quando não é. Nossa fala, eu lhe disse, é tão alheia quanto nossa. Nunca é a fala original desprendendo-se do fosso que somos e no qual afundamos. Mas uma fala construída com os pedaços que juntamos na rua.

Continuamos assim, entre mudos e expectantes. Depois suspendemos a conversa e fui trabalhar. Passei horas pensando em tudo, tomei café e continuei pensando, eu mesmo agora entregue a esse trabalho de revisar, repassar, revisitar antes de decidir novamente que o tempo é criação e nessa criação somos tanto deuses quanto criaturas.

O resultado é que começo a concordar com L. Acho que não, não a conheço, nem ela a mim. Somos estranhos, e nos estranhamos o tempo inteiro.  L diz que a assusta ver a si mesma como eu a vejo, no espelho que eu mostro.

Então repito apenas comigo que temos um acordo e finalmente vou embora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

A mancha

Vista de longe, em seu desenho irregular e mortiço, a mancha parecia extravagante, extraterrestre, transplantada, algo que houvesse pousado na calada da noite ou se infiltrado nas águas caídas das nuvens, como chuva ou criatura semelhante à de um filme de ficção científica. Mas não era. Subproduto do que é secretado por meio das ligações oficiais e clandestinas que conectam banheiros ao litoral, tudo formando uma rede subterrânea por onde o que não queremos nem podemos ver, aquilo que agride os códigos de civilidade e que é vertido bueiro adentro – o rejeito dos trabalhos do corpo –, ganha em nossos encanamentos urbanos uma destinação quase mágica, no fluxo em busca de um sumidouro dentro do qual se esvaia. A matéria orgânica canalizada e despejada a céu aberto, lançada ao mar feito embarcação mal-cheirosa, ganhando forma escura no cartão-postal recém-requalificado e novamente aterrado e aterrador para banhistas, tanto pela desformosura quanto pelos riscos à saúde. Não me detenho na es

Restos de sombra

Coleciono inícios, restos de frases, pedaços e quinas das coisas que podem eventualmente servir, como um construtor cuja obra é sempre uma potência não realizada. Fios e tralhas, objetos guardados em latas de biscoito amanteigado, recipientes que um dia acondicionaram substâncias jamais sabidas. Se acontece de ter uma ideia, por exemplo, anoto mentalmente, sem compromisso. Digo a mim mesmo que não esquecerei, mas sempre esqueço depois de umas poucas horas andando pela casa, um segundo antes de tropeçar na pedra do sono ou de cair no precipício dos dias úteis. Às vezes penso: dá uma boa história, sem saber ao certo de onde partiria, aonde chegaria, se seria realmente uma história com começo, meio e final, se valeria a pena investir tempo, se ao cabo de tantos dias dedicado a escrevê-la ela me traria mais felicidade ou mais tristeza, se estaria satisfeito em tê-la concluído ou largando-a pela metade. Enfim, essas dúvidas naturais num processo qualquer de escrita de narrativas que não são