Pular para o conteúdo principal

Zumbis pra crianças: manual de sobrevivência



Bom, bom...

Voltando aos zumbis, a resposta é: não sei. Depende de tanta coisa. Depende de saber primeiro o que é um zumbi, de onde vem, para onde vai, se é da família ou foi algum dia, se parece afetuoso, há desses casos em que o morto-vivo retorna carregando algum vestígio de sentimento fraterno, fuja desses, são os piores, fingem-se amáveis apenas para comê-los mais facilmente.

Disso dependerá a sua sobrevivência, conseguir distinguir primeiro entre vivos e mortos-vivos, entre vivos honestos e vivos inescrupulosos, entre os inescrupulosos que podem ajudar e os inescrupulosos que certamente irão querer tirar proveito de você.

Como já devem ter percebido, não há uma regra para lidar com zumbis nem com as pessoas que estão correndo dos zumbis, sobretudo se você é uma criança e está à procura de respostas seguras, ou seja, um manual ou tutorial. Aprendam desde já, não há respostas seguras, apenas sugestões do que fazer quando a hora chegar.

A hora chegando, tentem se acalmar, afinal trata-se de um punhado de carne morta vagando pelas ruas ou corredores ou quartos de condomínios abandonados buscando carne fresca ou não tão fresca assim. Segurem o nojo, apurem os ouvidos, disso também dependerá a sua sobrevivência, muita calma e uma boa audição e um bocado de sorte, é claro.

Com as três coisas é possível seguir em frente por muito tempo, quem sabe crescer, ficar adolescente, escolher uma profissão e ter filhos a quem educar e repassar as regras, envelhecer e um dia talvez sentar na varanda de uma casa desocupada no fim do quarteirão e pensar, puxa vida, passei por tantas e boas nessa vida que acho que mereço uma bebida agora. Isso caso ninguém descubra o que está acontecendo antes e a vida volte a ser o que sempre foi, uma corrida maluca, mas sem zumbis.

Respondendo a pergunta diretamente: fugir será sempre a melhor saída. Concordam? Mas fugir para onde? Fugir como? Fugir com quem? Também não há resposta pronta para nenhuma dessas dúvidas, apenas sugestões.

Regra de ouro: escolha pessoas em quem confie, isso vale para um mundo infestado por zumbis ou apenas de gente normal, como os vizinhos e amigos dos vizinhos e as professoras do ensino fundamental.

Às vezes, porém, será mais seguro esconder-se e esperar o dia nascer do que fugir, isso vale para situações que descreverei no próximo episódio, como as manadas de zumbis ou zumbis altamente inteligentes, sim, sim, criaturas que passariam tranquilamente pela nota de corte do Enem, quando algum dia encontrá-las andando por aí ou simplesmente refletindo sentadas na parada do ônibus, pensem duas vezes antes de correr ou brincar de estátua. Como veremos, nesses casos e também em outros, o melhor talvez seja puxar assunto. 

Mas que assunto? Isso fica pra outro capítulo, o que conversar com zumbis que não pareça apenas papo de quem está na verdade se pelando de medo e pretende fugir na primeira oportunidade. 

Disso também dependerá a sua sobrevivência, saber falar com gente que não pertence a este mundo nem a qualquer outro.  

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cidades invisíveis

Hoje é dia de feira de ciências, penso enquanto levas de meninos e meninas desfilam pela quadra da escola tentando equilibrar maquetes de papelão que reproduzem em versão diminuta a ideia de cidade que cultivam em casa. Retornam para a sala de aula depois de uma semana às voltas com a tarefa de reconstruir um microuniverso fabricado com recipientes de creme dental, latas, algumas vasilhas e outros materiais de uso comum no dia a dia. Nada deve ultrapassar o tamanho médio de uma bandeja, com 20 centímetros de largura por 40 cm de comprimento. Desafiadas a imaginar a vida numa métrica infinitamente menor, refazem os pontos cardeais de um itinerário afetivo e esboçam os limites de um cotidiano cujo horizonte ainda não aprenderam a enxergar por inteiro. Alguns signos se repetem. Em quase todas, por exemplo, há pelo menos uma farmácia, à exceção de uma mais caprichada e até realista, que tem duas, além de um McDonald's todo pintado de vermelho, em contraste com as paredes caiadas de br

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas