NOTA>>> Este ensaio de ensaio, ridículo em sua pretensão acadêmica, foi escrito em abril de 2010, em meio à famosa crise editorial que abalou o mercado cearense. O tsunami foi fartamente comentado em blogs e mesas de bar. À época, diversas teorias surgiram com o fito expresso de explicar a crise que nos havia tragado a todos e que parecia demorar-se uma eternidade. Apenas alguns poucos nomes foram capazes de enxergar maledicência onde havia somente molecagem e somente molecagem onde havia falcatrua da grossa. Ora, que se danem! O texto, elaborado por mim em momento de fraqueza espiritual e dormência física, não goza de fortuna crítica das mais dignas. Ao que consta, foi publicado na REVISTA AEROLÂNDIA, de quem jamais vi um centavo em troca. Boa leitura!
REPETINDO: o que de fato escreveram essas pessoas sobre a Teoria da Cearensidade como Resultado do CRUSTACISMO, um campo de estudo vastamente ignorado nos dias de hoje (dou conta de apenas dois curtas-metragens, um gibi, um cordel e uma animação visualmente perturbadores e conteudisticamente iracundos sobre esse objeto em especial)?
EU RESPONDO: uma vírgula sequer. Donde se conclui: também eles estavam soberbamente enovelados por um sentimento – a seguir procuraremos definir melhor o conceito – cuja natureza instável supostamente explicaria de tal modo as manifestações do CRUSTACISMO, verificadas ao longo de duas décadas de análises macrobióticas e antropológicas, que, por necessidade científica, assumiremos como elementos balizadores os recentes estudos de Calvin (1585) e também de Haroldo (1574) para fundamentarmos e ampliarmos um debate que, em teoria, simplificadamente, assenta-se de tal maneira:
TOME-SE UM BALDE cheio de caranguejos arrancados ao litoral cearense. Observe-se esse mesmo balde abarrotado de crustáceos por alguns instantes, três ou cinco minutos, quando muito. Inevitavelmente, chegar-se-á a esta resolução resolutamente límpida: se se enxerga ali um caranguejo empreender, por menor que seja, esforço para transpor os limites irracionais e castradores do balde, que, aqui, representa claramente a punição da sociedade moderna pós-crack de 2008 e o espírito tardo-depressivo evocado por teorias como a de Evanilde (1947), Zélia (1952) e Helder (1971), logo – DIGO, logo – um par ordenado de igual potência, mas com sentido negativo, cheio duma malevolência assustadoramente intensa e duma preguiça familiarmente danosa, interpor-se-á entre o ente positivamente agressivo e, de passagem, irá puxar-lhe as patas num gesto triplamente condenado, moralmente injusto e socialmente abestalhado.
ACASO mantenha-se observando esse balde por ainda cinco minutos, perceber-se-á que o fato-chave se sucede repetidamente numa fração semelhante de tempo, o que, resumidamente, nos faz crer ainda mais fortemente na sólida solução apresentada por Edvar da Copa (1982), quando, a par das novas contribuições dos Estudos Culturais e do Velho Novo Criticismo Pagão, determinou alguns parâmetros para que pudéssemos finalmente apresentar alguns porquês de o caranguejo de potência limitada a sinal negativo impedir que o seu semelhante, mas de sinal positivo, não consiga transpor os limites alucinantes dessa urna repleta de promessas inacabadas, desse balde cuja autenticidade repousa unicamente na alienação das iguarias bastante apreciadas às quintas-feiras em qualquer pé-sujo da cidade.
DITO ISSO, fica claro percebermos por que a Escola Audioliterovisual & Outras Mídias do Recife e seus seguidores passaram ao largo de encontrar uma saída para o enigma que representa a Teoria da Cearensidade como Resultado do CRUSTACISMO – reitero: apenas dois curtas-metragens, um gibi, um cordel e uma animação, barbaramente produzidos e roteirizados, abordam o tema nos tempos de agora. À época, nos idos dos oitocentos, porém, o caráter buliçoso da dinâmica dos corpos ensebados dos caranguejos em fricção com as paredes do balde era sequer levado em conta, o que, para efeito de efetividade de uma teoria, quer dizer muito pouco.
OUTRO PONTO, este crucial, era a polarização ideológica e anatômica “ânus-dedo” singelamente explanada por Carvalho (1972) e Pinto Rego (1982). Considerada por muitos como hipótese meramente escatológica, ela tem um preceito moral fundado sobretudo na cultura medieval. Grosso modo, reza que, à medida que qualquer caranguejo positivo esboce um movimento que vise a catapultá-lo do interior do balde para fora, um outro, de sinal negativo, logra forcejar com uma de suas tenazes, não sem antes tomar impulso, a região do ânus.
CONVENCIONALMENTE, esse gesto, conhecido como dedada, simboliza um ideário de contestação e desconformidade alimentado por uma ideologia que não se adequa às formas de valor preconizadas no modelo capitalista. Diz-se que, a cada dedada desferida por um caranguejo negativo num positivo, a dinâmica dos corpos ensebados em fricção com as paredes ásperas do balde se altera de modo a favorecer os crustáceos menos favorecidos.
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