Pular para o conteúdo principal

Eu PODO...

Que será que será que será?

Ninguém sabe, ninguém viu. Aos pais leitores do blog: boneco do Max Steel a partir de 19,90, nas Lojas Americanas. Fui comprar barra de chocolate e acabei perdendo alguns bons minutos vendo brinquedos. Uma boneca escura, não preta, mas marrom. Como se fosse chocolate. Acho que entrou na cota dos negros. Cota para os brinquedos, sim. Existe. Você pega a boneca branca de olhos verdes e muda a pintura dela. Os olhos continuam verdes.

Como os personagens de novela que resolvem se disfarçar por algum bom ou mau motivo. Põem bigode e óculos. Passam por estranhíssimos. Pior: exibem uma peruca loura – Donatela – e se transformam num extra. Extra.

Aproveito para dizer: essa novela é ridícula. Aproveito e suspiro: que mundo eles evocam, os brinquedos... Reticências.

Cresci amando as Lojas Americanas. Também a Mesbla. Mas as Americanas encabeçavam a lista de estabelecimentos comerciais com direito a assento cativo em algum vão do meu coração infantil cheio de sonhos e coisas boas. Cheio de jogos de videogame e bonecos e carrinhos e bolas e pequenas objetos inventados por gente como nós, as crianças que brincam.

As Americanas, sim. Hoje quando entro de mochila na loja vem logo um segurança saber com os pensamentos “Que merda esse cara tá pensando em fazer olhando pilhas de DVDs por tanto tempo?” Quer dizer, um dia ama-se a loja. No outro, é-se perseguido por ela. Confundido com um marginalzinho que, mesmo na era do Torrent, prefere roubar algum título como VEM DANÇAR COMIGO, POR 12,99 EM QUALQUER LOJA VAGABUNDA.

Coisas da vida.

Saiu aqui. Leiam. Ou não. Verbos no imperativo enchem o saco. Tenho mania deles.

Não reparem na foto sépia. Todos estão coloridos, menos eu. Todos sorriem ou quase isso, menos eu. “VEJAM QUE INTERESSANTE AQUELA FORMIGA DANDO O DEDO PRA MIM ENQUANTO CAVALGA A SUA FÊMEA” é o que pareço estar pensando nesse foto esquisita. Feita por mim.

Depois me digam o que acharam do texto, da ilustração, do caderno. Fazem bem preferindo silenciar. Fazem bem preferindo falar. FAZER BEM É, NA HORA CERTA, NO LUGAR CERTO, DIZER AS COISAS ERRADAS.

Leio Campos de Carvalho. Querem saber? Parem tudo – eu disse Tudo – que estiverem fazendo e leiam – os imperativos – Campos de Carvalho. Precisamente: “O púcaro búlgaro”. Posso dizer isso? Claro que posso. Estou em casa. Sou lido por duas pessoas a quem estimo a valer. Posso falar o que penso sem medo. Não sou professor de literatura nem escrevo poemas eróticos e os publico em blogs que meus alunos, num “google”, acabam encontrando e se servindo dessas peças para me delatar à direção da escola onde ensino, fato que ensejará a minha sumária demissão.

Acreditam nisso? Basta ler (para assinantes).

Ia dizendo: leiam Campos de Carvalho. Ia dizendo que vi em Carvalho qualquer coisa familiar. Daí o enjôo – ano que vem esse maldito acento irá pelos ares. Digo: vejo nele qualquer coisa que em mim alegra. Um parente bem próximo – quem dera. E nunca havia lido Campos de Carvalho. Descobri o fogo, a roda, o antiinflamatório.

DESCOBRI A PÓLVORA.

Nas Lojas Americanas há carrinhos baratos, por cinco reais cada. Mas são bem feiinhos. Se quiserem coisa melhor, bom procurar noutra loja.

Ontem experimentei algo surreal: fui ao shopping perto de casa ver um filme para o jornal. UM filme bastante ruim mas que tinha de ser feito. Dos mesmos produtores de “Todo mundo em pânico”. Não preciso dizer mais nada.

Apenas que fiquei assustado com a manada de adolescentes na faixa dos 13-17 anos que fica escorada no gradil da saída do cinema. Fazendo o quê?, vocês me perguntam.

Excitando-se.

Logo um segurança – eles novamente – põe todos os infantes para bem longe. Esfreguem-se noutro lugar, não na minha área, não na droga da minha sessão ou no meu horário de trabalho. Esperem o cara das nove chegar. Logo o rádio é acionado. Alguém cobra rigidez. O homem apenas ri. Nota-se: já foi jovem e suscetível às coisas que balançam no vaivém de uma balada.

Querem saber? Estou cansado. Nem ia escrever. Mas como tenho sentido que depois de uma boa batucada no teclado as coisas vão de cinco a dez e Todos os fogos o fogo explodem no ar chamuscando as minhas pestanas de tanta felicidade e euforia, resolvi antes de dormir ou ver televisão dizer que sim, eu posso ser uma pessoa melhor, mais bem relacionada e endinheirada.

Resolvi dizer: I CAN!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas