Pular para o conteúdo principal

Ressaca do mar

É tentador tentar extrair qualquer tipo de lição das coisas aleatórias, sobretudo dos fenômenos cuja natureza escapa à disciplina. Feito a ressaca do mar, que repovoa ruas e calçadas com os restos de objetos que resolvemos deixar pra trás, seja por esquecimento, seja porque é preciso. 

Garrafas, copos, talheres de plástico, trapos de guarda-roupa, pedaços de papel com inscrições já gastas. E, no entanto, basta um golpe de mar pra que tudo volte em ondas.

Assim, como não olhar uma ciclofaixa soterrada e supor que os caminhos estejam obstruídos? Ou passar pelo letreiro novidadeiro de “Fortaleza” encoberto pela areia e não achar que vivemos numa cidade submersa, os pés enfiados nesse areal que nos prende ao chão?

Por sorte há por ali também o São Pedro, não o santo das chuvas, mas o edifício. Carcomido, mas ainda sentinela. Testemunha ocular da varrição das águas, o edifício em formato de embarcação persiste montado nuns alicerces antigos, frágeis e firmes a um só tempo. O que o velho São Pedro achará de toda essa destruição? O que pensará sobre a perspectiva de uma roda-gigante sendo derribada a golpes de rabissaca marinha?

Na ressaca, e nesta não foi diferente, as ondas arrastam vagas de cascalhos e restos de construção, despejando a mistura de detrito e plástico sobre os bancos e o piso podotátil do passeio. Antes praia, o trecho de aterro do bairro boêmio aterrou-se: de maravilhamento, registrado em fotos e filmes, mas também por obra do próprio mar, que atirou mais uma camada de areia ao que um dia foi apenas água.

Nessa época, Juraci era o prefeito e o Estoril chamava-se Vila Morena. Não se falava ainda em “requalificação” da Praia de Iracema, lugar de predicados e defeitos equacionados no dia a dia, e as comunidades ribeirinhas eram tão marginais quanto hoje.

Agora, fileiras de pedregulhos de tamanhos imensos a serviço da contenção não puderam com a força das águas. Que não destruíssem o calçadão nem danificassem os equipamentos de ginástica instalados pela Prefeitura. Era sem tempo. Uma das qualidades da ressaca, além do seu volume crescente à mercê dos ventos, é sua imprevisibilidade - mensura-se sua ocorrência, não sua intensidade. Neste ano as águas foram ainda mais fortes e sobrelevaram-se, avançando na Ponte dos Ingleses, destelhando quiosques e dragando consigo a escultura do Sérvulo Esmeraldo. O barquinho foi a pique. Afundou.

Nas redes sociais, Dodora, a sempre amada de Sérvulo, perguntou: “Em que banco de areia estará nossa sereia?” De pronto, me pus a imaginar um pescador que encontrasse a mulher-barco, dando início a mais uma lenda do Ceará, que seria depois repassada de filho para filho, pai para pai, mãe para mãe, transmitida com entusiasmo e fantasia feito os passos da índia Iracema.

Vizinho rico e museu aberto de nossas falências, o aquário tampouco escapou dessa fúria. Uns dias atrás, ainda bem no começo, a ressaca deitou fora os tapumes da obra faraônica que o governo tenta vender a italianos e chineses, de modo a abater uns vinténs do montante já enterrado ali, como quintessência de um novo desenvolvimentismo.

Mas o monstro náutico é apenas o que é: repositório de caros cacarecos que vão mergulhando em ferrugem antes de virarem cenário de algum filme pós-apocalíptico. Concebido para o armazenamento de espécies em cativeiro e olhar extático de um turista ainda virtual, o gigante de concreto amofina a vista de quem passa. Daí cobrirem-no, cercá-lo dos outros.

E essa é talvez a grande lição da ressaca, se dela é possível apreender alguma: as coisas sempre procuram uma desordem que as faça melhor. Que a natureza cuide em embaralhar, é sempre uma boa notícia. Que faça isso pondo abaixo estruturas aparentemente sólidas, é outra coisa boa de se ver. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Cidades invisíveis

Hoje é dia de feira de ciências, penso enquanto levas de meninos e meninas desfilam pela quadra da escola tentando equilibrar maquetes de papelão que reproduzem em versão diminuta a ideia de cidade que cultivam em casa. Retornam para a sala de aula depois de uma semana às voltas com a tarefa de reconstruir um microuniverso fabricado com recipientes de creme dental, latas, algumas vasilhas e outros materiais de uso comum no dia a dia. Nada deve ultrapassar o tamanho médio de uma bandeja, com 20 centímetros de largura por 40 cm de comprimento. Desafiadas a imaginar a vida numa métrica infinitamente menor, refazem os pontos cardeais de um itinerário afetivo e esboçam os limites de um cotidiano cujo horizonte ainda não aprenderam a enxergar por inteiro. Alguns signos se repetem. Em quase todas, por exemplo, há pelo menos uma farmácia, à exceção de uma mais caprichada e até realista, que tem duas, além de um McDonald's todo pintado de vermelho, em contraste com as paredes caiadas de br

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas