Pular para o conteúdo principal

Já não se fazem mais cartas golpistas como antigamente

 

Da “verba volant” de Michel Temer (MDB) ao Brasil com z de Flávio Bolsonaro (PL), mais de uma década se passou, mas o golpismo segue o mesmo.

Mudou apenas o estilo, deixando de lado os maneirismos do então vice-presidente, poeta bissexto às voltas naquele 2015 com queixumes e outras mumunhas.

Logo no primeiro parágrafo da sua missiva, o emedebista cravou, sem volteios: “Verba volant, scripta manent” – as palavras voam, mas o escrito fica.

No caso de Flávio, quem voou foi ele mesmo, o candidato, certo de que suas palavras àquela altura valiam muito pouco e que nada do que fizesse ficaria.

Horas depois, e já em terras estrangeiras após périplo contornando o mapa do país natal de jatinho cuja propriedade é duvidosa, o senador dirigiu-se ao “povo brasileiro e à comunidade internacional como o verdadeiro presidente eleito do Brasil”.

Como um revolucionário de Roblox ou tribuno de hospício, autoproclamou-se então liderança de toda a nação, ungido por si e por Paulo Figueiredo, neto de ditador.

Melífluo e discreto, Temer não chegaria a tanto. Pudera. Nas mal-traçadas endereçadas a Dilma Rousseff, e não genericamente aos brasileiros, o vice, assumindo um eu lírico todo contido, permitiu-se apenas o registro educado, quase a se desculpar pela intromissão.

Disse ele: “Por isso lhe escrevo. Muito a propósito do intenso noticiário destes últimos dias e de tudo que me chega aos ouvidos das conversas no Palácio”.

Note-se o cuidado vocabular, a cautela lexical e a escolha rococó vazada numa construção que se pretendia não somente burocrática, mas literária.

O que lhe chegara aos ouvidos? Ele não responde, antes deixando em suspenso, criando no leitor a expectativa pelo que virá.

Cioso de seus deveres, porém, Temer faz saber à petista, naquela carta pessoal e com jeito de desabafo, que estivera “os quatro primeiros anos de governo como vice decorativo”.

Longevo, experimentado, tido e havido como constitucionalista de quatro costados, o dirigente nacional do PMDB, alçado a vice por Lula, não arrogou para si o cargo de chefe de Estado.

Fez o contrário, esperou a eternidade de um mandato para confessar à superior que se sentia como um elemento acessório, igualando-se, no seu afã humílimo, a um abajur ou a uma das emas do Planalto.

“É um desabafo que já deveria ter feito há muito tempo”, segredou novamente o autor, na sua prosa indecisa entre a concisão de um Graciliano e o derramamento de uma Carla Madeira.

Premido pelas circunstâncias políticas, sem saber ao certo se partia para o ataque e depunha a aliada, como acabaria fazendo, ou se chorava às margens do Paranoá a praguejar contra o destino, Temer suplicava que Dilma o notasse.

“Perdi todo protagonismo político que tivera no passado e que poderia ter sido usado pelo governo. Éramos secundários, subsidiários”, balbuciou, lamentoso.

E, como a comprovar que sua expertise de nada valera à então mandatária, citou episódio que lhe tinha causado especial tristeza, pondo-o com a moral rente ao chão.

Temer assim o narra: “Recordo, ainda, que a senhora, na posse, manteve reunião de duas horas com o vice-presidente Joe Biden - com quem construí boa amizade - sem convidar-me, o que gerou em seus assessores a pergunta: o que é que houve que, numa reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, o do Brasil não se faz presente?”.

O que teria havido? Jamais saberemos.

Ora, a carta de Flávio é o avesso da de Temer. Para começar, falta-lhe a elegância no trato da língua.

Em segundo lugar, sabe-se que o vice foi de fato autor da sua, mas terá sido o zero-um o autêntico nome por trás do ajuntamento de frases com ares de inteligência artificial?

Finalmente, Temer fê-la divulgar informalmente pelos corredores palacianos em definitivo, sem brasão, sem recuos e edições.

Afinal, as palavras ficam.

Flávio, por seu turno, foi e voltou, desistindo do dito e desdizendo o feito, sem compromisso com a posteridade, tampouco preocupação com a última flor do lácio, como ficou patente no erro de grafia do nome do próprio país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terminando o ano

  Esse foi o ano dos bebês reborn e dos labubus, dos dispositivos de substituição e transferência de afeto, da desafetação e do dar de ombros para o desfile acelerado da vida. Ano do boom da IA e da promessa de um futuro edênico no qual o virtual e o real se equivalem, ano da tiktokzação do sofrimento e da grande diáspora das redes. Ano da fuga das galinhas, dos filmes de terror e do Neymar, ano da prisão e da romantização da prisão dos famosos e do presidente em sua eterna crise de soluço. Ano do vazamento e da sorte de adivinhar os temas sobre os quais milhões sonham em escrever na hora da prova, ano do mecanismo da sorte, da estrutura secreta que produz o futuro. Ano do ostracismo do panetone e da reabilitação do ovo, ano da graça e também da desgraça, ano do recolhimento meditabundo e do desbunde, da ioga e do forró raiz. Ano das desescritas do eu, da arte do baixo ventre, da grafia do corpo sem corpo, enfim, ano de toda sorte de golpe mercadológico para vender mais no país q...

Coca normal

A moça do caixa pergunta se a Coca “é normal ou zero”. Respondo: “normal”, mas logo me assombro com a normalidade angustiante da Coca normal. Olho de repente para a lata vermelha com letras brancas, e o mundo gira em falso. Tento identificar na sua forma geométrica a qualidade que lhe conferiria um enquadramento dentro das expectativas de um padrão de consumo, o que por certo justificaria essa escolha vocabular em contraste com a anormalidade de outra Coca, esta classificada como “zero”, logo como desviante. “Normal”, repito, e por normal quero dizer o quê? Já não sei, não faço ideia. Rodopio no espaço-tempo semântico. Mas continuo a dizer normal sempre que me pedem para escolher entre esta e aquela, como alguém que gosta mais de maçã do que de uva ou banana. Estou parado na fila, ouço o farfalhar das línguas estalando de impaciência atrás de mim. Até esboço um sorriso. Um meio sorriso que se arma não ironicamente para sinalizar que os termos dessa transação linguística são outros, ou ...

Artes da lentitude

  Lentitude: trata-se de uma dessas palavras com que topei ao acaso e que remete a toda ação que pretenda de algum modo frear o tempo, estancar a corrida, sanar o descompasso e retardar essa defasagem entre o biológico e o social que se instaura no capitalismo tardio (ou tardo-capitalismo, ou pós-capitalismo tardio, ou pós-modernidade tardia etc.). Ler volumes antigos ou novos, quem sabe, ver filmes inteiros, ouvir discos até o final, demorar-se em qualquer atividade cuja realização requeira um grau maior e já em desuso de atenção, examinar de perto e com genuíno interesse o crescimento das plantas e a qualidade da água dos peixes, antes que morram por falta de oxigênio. Enfim, ter com as coisas uma relação estendida e continuada, eu diria desligada de qualquer noção de esgotamento pelo consumo, de pedagogia mercantil, de fruição pelo fragmento e experimentação de uma miudeza que se basta porque dispensa o conhecimento que ultrapasse o ponto. Suspeito que a gente tenha se content...