Pular para o conteúdo principal

Casa ou clínica

 

Quero falar do charme das casas com cara de clínica, a sala como recepção e a fachada como se fosse a entrada de uma empresa do ramo de entregas, um galpão como filial de big tech.

A numeração extravagante, caso ninguém consiga vê-la de longe, procurando o endereço. A porta como se de um castelo, o telhado fora do alcance da vista, os tijolos como se de arruamento medieval assentados por mãos de pedreiros cuja escala de trabalho é 24/7.

Tudo nessa residência é feito para combinar habitação com negócio, lar com trabalho, convertendo a convivência num ativo financeiro e a intimidade numa extensão da transação comercial.

Afinal, o que a casa-clínica quer comunicar e a quem? A que anseios a construção arquitetônica atende com seus sistemas de iluminação simulando o ritmo circadiano e seu discurso de biofilia e estética neurocognitiva?

Nessas moradias, o curvo e o reto convivem em harmonia no pé direito alto, o que sem dúvida é agradável, e também nessa luminosidade variável acionada por sensores de movimento, o que é fundamental para uma economia verde cuja garantia de futuro a construção do condomínio de luxo numa área antes de floresta é parte essencial.

Da rua, infelizmente, não se entrevê nada de seu interior, pelo contrário, o fluxo é unidirecional, os portões sempre vedados, as janelas cerradas, a garagem invisível.

Não há contato, diálogo, interface. A casa com cara de clínica não se abre para fora, apenas para dentro, isto é, está alheada a todo espaço que não seja o privado, sua lógica é a do umbigo do autocuidado, essa expressão que justifica o narcisismo de classe.

Mas quando esse desenho começou a se tornar tão onipresente, a ponto de tê-lo visto fora dos perímetros da região metropolitana de uma cidade como a nossa, a minha e a sua? Não sei.

Ia passando pela rua quando espichei a vista e dei de cara com um modelo do tipo num bairro próximo. Uma legítima casa-clínica de periferia, o que sugere que a estética começou a se popularizar e que logo os ricos e novos ricos estarão à procura de um outro referencial de “lifestyle”.

Nada de novo, já vimos esse fenômeno com os nomes próprios dos filhos e filhas. Quando as levas de Enzo e Benício se espalharam para a base da pirâmide social, os de cima passaram a batizar seus herdeiros de João e Antônio, Maria e Tereza, num retorno à simplicidade.

O que é o “quiet luxury”, afinal, senão mascarar a saída pela tangente quando os recém-chegados ao PIB, circulando com suas unhas de acrigel e sobrancelhas de henna, começam a esgotar os códigos de visibilidade do mundo “soft” rico?

Nessas horas, o ensaio de volta ao mundo da natureza e da discrição é o grito de revolta do endinheiro oprimido que, atacado de cima por super-ricos, dos lados pela classe média alta e por baixo pela vanguarda aspiracional, sente no âmago a necessidade urgentíssima de se diferenciar no seu jogo de gostos e contragostos.

Será esse o futuro da casa-clínica, a expressão da fubangagem em estilo de arquitetura? Quando quarteirões de domicílios no Zé Walter, em Messejana e no Conjunto Ceará copiarem a marmota, o que farão os bem-nascidos?

Talvez uma aposta na “casa com cara de casa”: a casa das avós, dos afetos, a casa da memória e da lembrança, com álbuns de fotografias fake empilhados na mesinha de centro da sala de estar com cortinas sem microplástico, sofá ergonômico e porta com desenho neuronal, através da qual se vê o movimento da rua, num ideal de vida wellness.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terminando o ano

  Esse foi o ano dos bebês reborn e dos labubus, dos dispositivos de substituição e transferência de afeto, da desafetação e do dar de ombros para o desfile acelerado da vida. Ano do boom da IA e da promessa de um futuro edênico no qual o virtual e o real se equivalem, ano da tiktokzação do sofrimento e da grande diáspora das redes. Ano da fuga das galinhas, dos filmes de terror e do Neymar, ano da prisão e da romantização da prisão dos famosos e do presidente em sua eterna crise de soluço. Ano do vazamento e da sorte de adivinhar os temas sobre os quais milhões sonham em escrever na hora da prova, ano do mecanismo da sorte, da estrutura secreta que produz o futuro. Ano do ostracismo do panetone e da reabilitação do ovo, ano da graça e também da desgraça, ano do recolhimento meditabundo e do desbunde, da ioga e do forró raiz. Ano das desescritas do eu, da arte do baixo ventre, da grafia do corpo sem corpo, enfim, ano de toda sorte de golpe mercadológico para vender mais no país q...

Coca normal

A moça do caixa pergunta se a Coca “é normal ou zero”. Respondo: “normal”, mas logo me assombro com a normalidade angustiante da Coca normal. Olho de repente para a lata vermelha com letras brancas, e o mundo gira em falso. Tento identificar na sua forma geométrica a qualidade que lhe conferiria um enquadramento dentro das expectativas de um padrão de consumo, o que por certo justificaria essa escolha vocabular em contraste com a anormalidade de outra Coca, esta classificada como “zero”, logo como desviante. “Normal”, repito, e por normal quero dizer o quê? Já não sei, não faço ideia. Rodopio no espaço-tempo semântico. Mas continuo a dizer normal sempre que me pedem para escolher entre esta e aquela, como alguém que gosta mais de maçã do que de uva ou banana. Estou parado na fila, ouço o farfalhar das línguas estalando de impaciência atrás de mim. Até esboço um sorriso. Um meio sorriso que se arma não ironicamente para sinalizar que os termos dessa transação linguística são outros, ou ...

Artes da lentitude

  Lentitude: trata-se de uma dessas palavras com que topei ao acaso e que remete a toda ação que pretenda de algum modo frear o tempo, estancar a corrida, sanar o descompasso e retardar essa defasagem entre o biológico e o social que se instaura no capitalismo tardio (ou tardo-capitalismo, ou pós-capitalismo tardio, ou pós-modernidade tardia etc.). Ler volumes antigos ou novos, quem sabe, ver filmes inteiros, ouvir discos até o final, demorar-se em qualquer atividade cuja realização requeira um grau maior e já em desuso de atenção, examinar de perto e com genuíno interesse o crescimento das plantas e a qualidade da água dos peixes, antes que morram por falta de oxigênio. Enfim, ter com as coisas uma relação estendida e continuada, eu diria desligada de qualquer noção de esgotamento pelo consumo, de pedagogia mercantil, de fruição pelo fragmento e experimentação de uma miudeza que se basta porque dispensa o conhecimento que ultrapasse o ponto. Suspeito que a gente tenha se content...