Pular para o conteúdo principal

Produção do espontâneo ainda

 

Estou encantado com essa “trend” dos flagrantes de famosos em arquibancadas de estádios talvez nunca antes visitados, e isso é apenas parte da fascinação. Porque o interessante mesmo é essa simulação do espontâneo, a produção do acaso, a fabricação do contingente e da presença.


Capturados num instante que não é o seu, porque não corresponde ao momento de fato, estão ali, homens e mulheres, autênticos ou inventados com auxílio de IA, nisso não há mais diferença no mundo indiferenciado.

Um momento postiço, é verdade. Efeito de cálculos, moldado para se confundir com o real, mesmo não sendo. E talvez a graça seja essa, isto é, o real é dispensável, defasado e inútil, ao menos por ora, já que o cansaço tecnológico vem a cavalo de galope, a ressaca do emprego contínuo de uma ferramenta, a cafonice de tentar fazer parecer o que não é.

Poses, sorrisos, aparência despreocupada e esse apelo desconcertante que há no aleatório, naquilo que se deixa captar sem que haja aviso antes, que é constitutivo de um cotidiano que resiste a qualquer encenação.

Rostos congelados em expressões de absoluta concentração e beatitude, as linhas da testa mais serenas e as maçãs docemente erguidas, rosadas, os olhares de uma compenetração quase fora de moda, devotados a um objeto cuja presença não se adivinha, uma mecha de cabelo estudadamente caída sobre a face.

Ninguém é fotografado com a vista fixada no aparelho celular, todas e todos estão mirando uma linha qualquer no seu horizonte de expectativas, as sobrancelhas como duas lebres decalcadas em pleno salto, os lábios suaves em curvas de sedução.

Como é bonito o mundo alucinado da máquina, talvez cantasse Belchior num disco produzido por IA combinando versos que ele escreveria se estivesse vivo e errante, um simulador de canções do poeta, que alimentaria o algoritmo e do algoritmo se alimentaria.

A vida em estado puro, num domingo ou sábado, besta e alegre, num espaço de convivência como essa arena de futebol onde as câmeras de transmissão das partidas já se habituaram a caçar beldades desprevenidas, revelando ao mundo o poder de uma beleza suposta, hipotética, fantasiada, projetada – a beleza perdida.

Mas então é aí que a natureza passa a se confundir com a técnica, a cultura com a matéria bruta, o espontâneo com a performance. É o tempo, dirão, e contra o tempo nada há que se fazer, apenas aceitar, o tempo que antes era métrica de maturidade se converteu num contratempo, embaraçoso como é, ruído e aresta que se deve remover.

Fora com a fricção, o gasto, o “chiaroscuro”. Viva ao transparente, ao fluxo, ao imediato.

A mágica está ao alcance de todos como a aura benjamininia, que cada um, inclusive eu mesmo, pode manufaturar com sua distração pessoal e intransferível, criando para si um avatar mais sociável e público. Isso é realmente uma novidade.

Mas, por enquanto, trata-se apenas de fotografia. Enganosa, mas fotografia. O resultado de uma inteligência maquínica movida a dados privados, que gentilmente admitimos transferir para as megaempresas de tecnologia em troca dessas traquitanas alimentadas com água drenada da aridez de estados como o Ceará, onde esses empreendimentos desembarcam como as quinquilharias que os europeus ofereciam aos indígenas e que saudamos como salvação da lavoura econômica e política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terminando o ano

  Esse foi o ano dos bebês reborn e dos labubus, dos dispositivos de substituição e transferência de afeto, da desafetação e do dar de ombros para o desfile acelerado da vida. Ano do boom da IA e da promessa de um futuro edênico no qual o virtual e o real se equivalem, ano da tiktokzação do sofrimento e da grande diáspora das redes. Ano da fuga das galinhas, dos filmes de terror e do Neymar, ano da prisão e da romantização da prisão dos famosos e do presidente em sua eterna crise de soluço. Ano do vazamento e da sorte de adivinhar os temas sobre os quais milhões sonham em escrever na hora da prova, ano do mecanismo da sorte, da estrutura secreta que produz o futuro. Ano do ostracismo do panetone e da reabilitação do ovo, ano da graça e também da desgraça, ano do recolhimento meditabundo e do desbunde, da ioga e do forró raiz. Ano das desescritas do eu, da arte do baixo ventre, da grafia do corpo sem corpo, enfim, ano de toda sorte de golpe mercadológico para vender mais no país q...

Coca normal

A moça do caixa pergunta se a Coca “é normal ou zero”. Respondo: “normal”, mas logo me assombro com a normalidade angustiante da Coca normal. Olho de repente para a lata vermelha com letras brancas, e o mundo gira em falso. Tento identificar na sua forma geométrica a qualidade que lhe conferiria um enquadramento dentro das expectativas de um padrão de consumo, o que por certo justificaria essa escolha vocabular em contraste com a anormalidade de outra Coca, esta classificada como “zero”, logo como desviante. “Normal”, repito, e por normal quero dizer o quê? Já não sei, não faço ideia. Rodopio no espaço-tempo semântico. Mas continuo a dizer normal sempre que me pedem para escolher entre esta e aquela, como alguém que gosta mais de maçã do que de uva ou banana. Estou parado na fila, ouço o farfalhar das línguas estalando de impaciência atrás de mim. Até esboço um sorriso. Um meio sorriso que se arma não ironicamente para sinalizar que os termos dessa transação linguística são outros, ou ...

Artes da lentitude

  Lentitude: trata-se de uma dessas palavras com que topei ao acaso e que remete a toda ação que pretenda de algum modo frear o tempo, estancar a corrida, sanar o descompasso e retardar essa defasagem entre o biológico e o social que se instaura no capitalismo tardio (ou tardo-capitalismo, ou pós-capitalismo tardio, ou pós-modernidade tardia etc.). Ler volumes antigos ou novos, quem sabe, ver filmes inteiros, ouvir discos até o final, demorar-se em qualquer atividade cuja realização requeira um grau maior e já em desuso de atenção, examinar de perto e com genuíno interesse o crescimento das plantas e a qualidade da água dos peixes, antes que morram por falta de oxigênio. Enfim, ter com as coisas uma relação estendida e continuada, eu diria desligada de qualquer noção de esgotamento pelo consumo, de pedagogia mercantil, de fruição pelo fragmento e experimentação de uma miudeza que se basta porque dispensa o conhecimento que ultrapasse o ponto. Suspeito que a gente tenha se content...