Pular para o conteúdo principal

Sobre aquele assunto

Bom, nota explicativa. O conto que segue abaixo integra um livro que se chama... Antes, chamava-se Baú sem fundo, e foi inscrito em um edital assim, com essa graça desgraciosa, mas passou a ter outro nome mais bonito e menos sugestivo de coisa dispendiosa após leitura de um camarada muito querido. Logo, acatei. O livro foi escrito quando tinha entre 24 e 25 anos. Hoje, tenho 30. Portanto, muito do que vejo se tornou estranho, claro, como aquele bilhete de cinema de 2004 que faz lembrar um namoro já de há muito perdido no tempo. Pra finalizar, digo que são 20 contos, alguns bem curtos, outros nem tanto. Pretendo publicar boa parte deles aqui, um por semana. É isso.


BAÚ SEM FUNDO (2004)

Nunca tinha visto ou lido tanta coisa a respeito de nada, repito, tanta coisa a respeito de nada, de coisa alguma. É uma besteira, disse pela quinta vez e desligou a televisão.

Tudo bem, hoje acordei atacada. Pode rir, estou atacada mesmo. Meu Deus, como as coisas costumam acontecer, eu não sei dizer. Mas começam e, quando vemos, já estão lá. Não tem mais jeito. Quero suco de laranja e bolacha no café da manhã.

Sabem de uma? Comecei a escrever tem dois dias. Não saio de casa, apenas escrevo. É uma novela, mas antes de explicar devo dizer: estou mentindo.

Saí ontem. Quase fui assaltada na esquina. O homem aproximou-se e perguntou onde ficava a avenida Castelo Branco, eu disse do outro lado da praça Dom Pedro. Ele então ficou me olhando e olhando. Depois pediu, assim mesmo, “Me dá o teu celular!” Eu disse “Não dou” e corri. Curioso, ele não veio atrás de mim, ficou parado, acho que pensando, sei lá, refletindo sobre a minha reação. Talvez nenhuma mulher jamais tenha tentado correr até hoje quando encurralada por ele. Não apenas tentei, como consegui correr e escapar.

Cheguei em casa suada e esbaforida. Minha mãe olhou pra mim, disse qualquer coisa sobre suco de laranja e geladeira, virou-se e foi dormir. Eu fiquei no corredor, encurralada e surpresa: mamãe não falava comigo há um mês.

Mentira: não falava há um mês e dez dias. Por uma razão estúpida: terminei um namoro de oito meses com um rapaz, digamos, bem de vida. Ela apostou nele, queria ver-nos assim, casados e com filhos morando num dos novos condomínios da Região Metropolitana da cidade. Daí ela nos visitaria nos fins de semana. E nos feriados, acho que a dona Marta também faria isso, nos visitaria nos feriados. É típico.

A novela é sobre um jovem que quer, a todo custo, viajar para a Inglaterra, aperfeiçoar o seu inglês e também conhecer uma garota bacana, quem sabe se casar com ela. Ainda estou pensando sobre isso, se ele, o Marcos, tem mesmo essa vontade, casar com ela, uma estrangeira. Tenho de conversar seriamente com ele. Posso convidá-lo pra tomar uma cerveja depois da aula? Acho que sim.

O Marcos não tem namorada. É um estudante de Química solteirão. Não fica com ninguém, o coitado. É um pouco parecido comigo.

É falso: Marcos, agora sei, não é solteirão. Nem eu mesma sou. Que burrice a minha supor que um jovem estudante, jovem e bonito, mas tímido, seja um encalhado, um iceberg. De jeito nenhum. É só que ele não sai muito de casa, não freqüenta as festinhas da moda, não usa as roupinhas da moda, não lê os livrinhos da moda. Até que comprou um pra sobrinha, o terceiro do Harry Potter, mas nem chegou a ler.

Acho que estou mentindo novamente. O Marcos leu algumas páginas, sim, cerca de vinte ou trinta. Pra falar a verdade, chegou até a metade do livro num único fôlego, mas como tinha de dar ele de presente pra menina, então com doze anos, não teve outra: entregou quase sem querer. A Manoela, tão boazinha, prometeu que lhe emprestaria tão logo terminasse a leitura. Antes dele, porém, tinha a Júlia, amiguinha da escola. Ela, que tinha entrado na fila bem antes de Marcos, adorava o Harry mas seus pais não tinham tanto dinheiro assim pra gastar com livros que não fossem os de geografia, matemática e português.

Não sei quantas páginas vou agüentar escrever. Estive pensando em cem, cento e cinqüenta. Isso ainda é uma novela? Acho que talvez não possam me responder. Nem sei se quero mesmo saber.

O Marcos! Vou perguntar pra ele. Melhor, vou inventar que o Marcos sabe e faz coisas que eu não sei nem faço. O Marcos é um cara legal, tímido mas interessante.

Mentira: Marcos é misterioso. Na verdade tem um segredinho muito bem guardado: na infância, gostou de um garoto. Mais não sei, nem adianta perguntar.

Mentira de novo. Sei de muita coisa, menos sobre a vida do que sobre Marcos. De qualquer forma, entendo um pouco de mim e isso é suficiente. Sei de algumas coisas, geralmente bastante práticas – é que estou aprendendo a ser prática.

Vou dar um exemplo de algo que eu sei de cor e que pode ser facilmente classificado de “coisa prática”: quando chegou a hora de acabar. O Maurício, meu ex, sabe disso melhor que ninguém.

Nunca menti tanto na vida: ninguém sabe disso melhor que eu mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da selfie

Numa dessas andanças pelo shopping, o anúncio saltou da fachada da loja: “museu da selfie”. As palavras destacadas nessa luminescência característica das redes, os tipos simulando uma caligrafia declinada, quase pessoal e amorosa, resultado da combinação do familiar e do estranho, um híbrido de carta e mensagem eletrônica. “Museu da selfie”, repeti mentalmente enquanto considerava pagar 20 reais por um saco de pipoca do qual já havia desistido, mas cuja imagem retornava sempre em ondas de apelo olfativo e sonoro, a repetição do gesto como parte indissociável da experiência de estar numa sala de cinema. Um museu, por natureza, alimenta-se de matéria narrativa, ou seja, trata-se de espaço instaurado a fim de que se remonte o fio da história, estabelecendo-se entre suas peças algum nexo, seja ele causal ou não. É, por assim dizer, um ato de significação que se estende a tudo que ele contém. Daí que se fale de um museu da seca, um museu do amanhã, um museu do mar, um museu da língua e por

Conversar com fantasmas

  O álbum da família é não apenas fracassado, mas insincero e repleto de segredos. Sua falha é escondê-los mal, à vista de quem quer que se dê ao trabalho de passar os olhos por suas páginas. Nelas não há transparência nem ajustamento, mas opacidade e dissimetria, desajuste e desconcerto. Como passaporte, é um documento que não leva a qualquer lugar, servindo unicamente como esse bilhete por meio do qual tento convocar fantasmas. É, digamos, um álbum de orações para mortos – no qual os mortos e peças faltantes nos olham mais do que nós os olhamos. A quem tento chamar a falar por meio de brechas entre imagens de uma vida passada? Trata-se de um conjunto de pouco mais de 30 fotografias, algumas francamente deterioradas, descubro ao folheá-lo depois de muito tempo. Não há ordem aparente além da cronológica, impondo-se a linearidade mais vulgar, com algumas exceções – fotos que deveriam estar em uma página aparecem duas páginas depois e vice-versa, como se já não nos déssemos ao trabalho d

Cansaço novo

Há entre nós um cansaço novo, presente na paisagem mental e cultural remodelada e na aparente renovação de estruturas de mando. Tal como o fenômeno da violência, sempre refém desse atavismo e que toma de empréstimo a alcunha de antigamente, esse cansaço se dá pela falsa noção da coisa estudadamente ilustrada, remoçada, mas cuja natureza é a mesma de sempre. Não sei se sou claro ou se dou voltas em torno do assunto, adotando como de praxe esse vezo que obscurece mais que elucida. Mas é que tenho certo desapreço a essas coisas ditas de maneira muito grosseira, objetivas, que acabam por ferir as suscetibilidades. E elas são tantas e tão expostas, redes delicadas de gostos e desgostos que se enraízam feito juazeiro, enlaçando protegidos e protetores num quintal tão miúdo quanto o nosso, esse Siará Grande onde Iracema se banhava em Ipu de manhã e se refestelava na limpidez da lagoa de Messejana à tarde. Num salto o território da província percorrido, a pequenez de suas dimensões varridas